Empresas

Hyundai eleva projeção de receita, mas preocupação com elétricos nos EUA pressiona ações

24 out 2022, 10:42 - atualizado em 24 out 2022, 10:42
Hyundai
A Hyundai elevou nesta segunda-feira a faixa estimada de crescimento de receita para o ano inteiro em seis pontos percentuais, para entre 19% a 20%, em relação à estimativa anterior, em janeiro (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

A Hyundai elevou nesta segunda-feira sua estimativa de receita, impulsionada pelas vendas de modelos premium e efeitos cambiais, mas resultados trimestrais decepcionantes e uma perspectiva incerta para o segmento de veículos elétricos nos Estados Unidos pressionaram as ações, que cederam 3%.

A montadora sul-coreana e sua afiliada Kia, que fabricam os populares carros elétricos Ioniq 5 e EV6, divulgaram um forte desempenho de veículos elétricos nos Estados Unidos até julho. Mas a performance perdeu tração desde então.

As vendas do SUV crossover Ioniq 5 caíram cerca de 14% nos EUA em setembro em relação ao mês anterior, impactadas por uma nova lei que acabou com os créditos fiscais federais para a compra de veículos de algumas montadoras estrangeiras, incluindo a Hyundai.

A empresa disse considerar várias opções para minimizar o impacto da legislação, incluindo uma joint venture para fornecer peças-chave de bateria, o que a qualificaria para os novos créditos fiscais.

Ainda assim, analistas disseram que a resposta da Hyundai ao problema permaneceu vaga.

“O impacto da Lei de Redução da Inflação nas vendas de veículos elétricos da Hyundai no mercado dos EUA parece inevitável, pois os incentivos aos veículos elétricos são o fator-chave para os compradores”, disse Lee Jae-il, analista da Eugene Investment & Securities.

A Hyundai elevou nesta segunda-feira a faixa estimada de crescimento de receita para o ano inteiro em seis pontos percentuais, para entre 19% a 20%, em relação à estimativa anterior, em janeiro.

A margem de lucro operacional agora é projetada entre 6,5% e 7,5%, acima do intervalo de 5,5% a 6,5% anteriormente.

Do outro lado, a empresa reduziu sua estimativa de vendas de veículos em 2022 em 7%, para 4,01 milhões. A Hyundai vendeu 3,89 milhões de veículos no ano passado.

As ações da Hyundai fecharam em queda de 3,3% após a empresa registrar uma queda de 3% no lucro líquido do terceiro trimestre, bem como anunciar as revisões de estimativa, contra alta de 1% do índice de referência de Seul.

A Hyundai disse que o lucro operacional do terceiro trimestre caiu 3% devido a uma provisão de 1,36 trilhão de wons (906 milhões de dólares) para pagar custos relacionados a problemas de qualidade dos motores.

A provisão, anunciada na semana passada, totalizou mais da metade do lucro líquido estimado no terceiro trimestre de 2,4 trilhões de wons, com base em 17 analistas.

A receita do trimestre saltou 31%, para 37,7 trilhões de wons, acima da expectativa de analistas de 36 trilhões de wons, ajudada por um won mais fraco, o que inflou vendas no exterior.

A Hyundai disse que as vendas de seus veículos elétricos aumentaram mais de 27%, para cerca de 52 mil, no terceiro trimestre –representando 5,1% de seu volume total de vendas-, diante de fortes resutlados dos recém-lançados modelos Ioniq 6 e GV60.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!