Ibama emite alerta para golpe do falso concurso; entenda o caso e veja como se proteger
Com o início do novo ano, concurseiros de todo o país ficam de olhos abertos para possibilidade de novos concursos. Por todo o país, os candidatos aguardam pela divulgação de editais das grandes estatais, como a Petrobras e o Banco do Brasil.
Na última quarta-feira (14), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu um alerta sobre a divulgação, por golpistas, de um falso edital de concurso.
Enquanto algumas pessoas focam para conquistar a carreira no serviço público, outras se aproveitam do sonho dos candidatos para aplicar golpes.
Os golpistas criaram perfis nas redes sociais e sites para compartilhar informações falsas, fazendo com que vítimas fornecessem dados pessoais e, até mesmo, pagassem taxas de inscrição.
O instituto afirmou que as informações sobre os concursos públicos do órgão são divulgadas apenas por seus canais oficiais.
Como esses golpes acontecem?
Muitas vezes, o site pode parecer oficial por utilizar linguagem formal, ter informações sobre o cargo e possuir uma aparência que remete ao site real do instituto.
No caso do Ibama, uma candidata preencheu suas informações pessoais, como nome completo, CPF, e-mail e telefone em um site falso, segundo apuração do portal G1.
A vítima ainda chegou a pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 82,14. Depois do pagamento, a concurseira alegou não ter recebido a confirmação de inscrição nem qualquer outra informação adicional.
Veja como se proteger do golpe do falso concurso
Vale lembrar que é necessário sempre ter atenção antes de passar informações pessoais ou realizar algum tipo de pagamento na internet. Aqui estão algumas dicas de como se proteger:
- Verificar se você está em um site oficial do órgão, como o site do governo federal e o Diário Oficial da União
- Conferir se o edital está publicado por vias oficiais
- Desconfiar de taxas de inscrição sem a apresentação de documentos reais
- Verificar a origem de anúncios patrocinados antes de interagir com eles.