IBC-Br: Prévia do PIB brasileiro cai 0,10% em junho

O indicador mensal de atividade econômica (IBC-Br) registrou queda de 0,10% em junho, mostra dado divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (18).
A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) subiu a 3,2% na comparação com o mesmo mês de 2024, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um ganho de 3,9%.
A expectativa do mercado era de que o índice voltaria a subir 0,10% no sexto mês do ano, segundo as projeções do Investing.com.
Os indicadores de serviços, ex-agropecuária e impostos subiram 0,1% em junho. Já o IBC-Br de indústria caiu 0,1%.
- LEIA TAMBÉM: Quer saber onde investir com mais segurança? Confira as recomendações exclusivas do BTG Pactual liberadas como cortesia do Money Times
Na edição anterior, de maio, a prévia do PIB registrou queda de 0,70% na comparação mensal e de 4,0% na anual. Já em abril, completando o segundo trimestre do ano, o índice avançou 0,20% e 4,0%, respectivamente.
O IBC-Br, divulgado hoje, aponta alta de 0,30% no período de abril a junho em relação ao trimestre anterior.
A última leitura fechada do PIB, do primeiro trimestre de 2025, mostra que a economia cresceu 1,4%.
A expectativa entre economistas é de perda de força da atividade este ano, conforme o aperto monetário realizado pelo BC passe a surtir efeito. A Selic está em 15% ao ano e deve seguir nesse patamar por “período bastante prolongado”, segundo a autarquia.