Ibovespa cai com impasse nas negociações entre Brasil e EUA; dólar sobe a R$ 5,44

O Ibovespa (IBOV) engatou a segunda queda consecutiva com o impasse nas negociações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos. O índice também acompanhou o tom negativo de Wall Street.
Nesta segunda-feira (11), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com baixa de 0,21%, aos 135.623,15 pontos.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4420, com alta de 0,11%.
No cenário doméstico, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a reunião com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, previsto para a próxima quarta-feira (13), foi cancelada.
“(A reunião com Bessent) seria na quarta-feira desta semana. Seria porque, de novo, a militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca tomaram conhecimento da minha fala e agiram junto a alguns assessores do presidente Trump. E a reunião com ele foi desmarcada”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.
O ministro afirmou que o cancelamento da reunião foi informado por e-mail, sob o argumento de “falta de agenda”, e que não há nova data para que ela aconteça.
Os investidores também acompanharam as declarações do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo. Para ele, a baixa dependência comercial do Brasil em relação aos Estados Unidos é vista pelo mercado como uma proteção após a imposição, de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros por Donald Trump.
“Como o Brasil depende menos dos Estados Unidos, vai se machucar menos do ponto de vista comercial no processo do tarifaço”, afirmou Galípolo, durante evento na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Altas e quedas no Ibovespa
Na expectativa do balanço do segundo trimestre (2T25), as ações da Natura&Co (NTCO3) subiram mais de 5% e lideraram os ganhos do Ibovespa;
Já a ponta negativa foi liderada pela Braskem (BRKM5). Os investidores repercutiram a reação da Petrobras (PETR3; PETR4) sobre as tratativas entre a petroquímica e a Unipar sobre potencial venda de ativos ou participações societárias com operações no México e nos Estados Unidos.
Na semana passada, a CEO da estatal, Magda Chambriard, afirmou que a potencial negociação entre as companhias foi uma “surpresa ruim”. A Petrobras detém 47% das ações da petroquímica, com direito de veto e preferência em qualquer transação. Outros 50,1% do capital é da Novonor, antiga Odebrecht.
Entre os pesos-pesados, a Petrobras (PETR3; PETR4) tentou recuperar as perdas da última sessão e teve alta de quase 1% — aliviando a pressão sobre o principal índice da bolsa brasileira. A Vale (VALE3) também figurou na ponta positiva com apoio da valorização do minério de ferro na China.
- VEJA TAMBÉM: Money Picks traz as principais recomendações do mercado para o mês; acesse gratuitamente
Os índices de Wall Street encerraram em forte queda com a expectativa por novos dados de inflação. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) deve ser divulgado amanhã (12) e o índice de preços ao produtos (PPI, na sigla em inglês) na próxima quinta-feira (24).
Os desdobramentos da política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuaram no centro das atenções.
Hoje (11), Trump assinou um decreto que prorroga as taxas sobre impostas pelos EUA às importações chinesas por mais 90 dias. A trégua entre Pequim e Washington estava programada para expirar amanhã (12).
Há também a expectativa de um encontro entre Trump e o presidente da Rússa, Vladimir Putin, na próxima sexta-feira (15) para a negociação de um cessar-fogo da guerra da Ucrânia.
Na questão monetária, os dois vice-presidentes do Federal Reserve (Fed), Michelle Bowman e Philip Jefferson, e a presidente da unidade do Fed de Dallas, Lorie Logan, estão sendo cotados para ocupar a presidência do Banco Central, segundo informações da Bloomberg. O mandato de Jerome Powell na chefia do BC vai até maio de 2026.
Confira o fechamento dos índices de Wall Street:
- Dow Jones: -0,45%, aos 43.975,09 pontos;
- S&P 500: -0,25%, aos 6.373,45 pontos;
- Nasdaq: -0,30%, aos 21.385,40 pontos.
Na Ásia, os índices encerraram em alta com as negociações tarifárias entre Pequim e Washington. Entre os principais, o Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,19%.
Na Europa, os mercados fecharam em queda. O Stoxx 600 caiu 0,06%, aos 546,76 pontos.