Ibovespa (IBOV) recua após IPCA e falas de Haddad; 5 coisas para saber antes de investir hoje (10)
O Ibovespa (IBOV) inicia em queda a segunda sessão desta semana, após a divulgação do resultado da inflação de janeiro e as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no evento CEO Conference, do BTG Pactual.
Por volta de 10h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira operava com queda de 0,03%, aos 186.184,96 pontos.
O dólar à vista opera em alta ante o real e acompanha o desempenho da moeda no exterior. No mesmo horário, a moeda norte-americana subia a R$ 5,2043 (0,31%).
- Day Trade: Day trade: Compre Equatorial (EQTL3) e venda BB Seguridade (BBSE3) para ganhar até 1,47% nesta terça (10), segundo a Ágora
- Radar do Mercado: Itaúsa (ITSA4), Raízen (RAIZ4), BB Seguridade (BBSE3) e outros destaques desta terça-feira (10)
5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta terça-feira (10)
1 – IPCA de janeiro
A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0,33% em janeiro deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Em dezembro, o índice de preços também apresentou alta de 0,33%. Em janeiro de 2025, a variação havia sido de 0,16%.
A expectativa do mercado era de que o índice desacelerasse para 0,32%, e o acumulado dos últimos 12 meses ficasse em 4,43%, segundo a mediana das projeções coletadas pela Broadcast.
O resultado ainda fica dentro do intervalo considerado aceitável pelo Banco Central, cuja meta é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
A leitura do IPCA foi impactada principalmente pelo grupo de Transportes, com alta de 0,60% (0,12 p.p.), influenciada pelo avanço de 2,14% nos combustíveis, em especial na gasolina, principal impacto individual no resultado do mês.
2 – Haddad no CEO Conference
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa nesta manhã do CEO Conference, do BTG Pactual, a partir das 9h. Haddad afirmou não ver razão para o atual nível de juros reais no Brasil, patamar que gera um efeito de alta sobre a dívida pública que o governo não consegue contrapor com “nenhum nível de superávit primário”.
O ministro ponderou ainda ser muito importante “cuidar” do Banco Central, argumentando que a autarquia pode contribuir muito ou prejudicar muito os governos e o país.
Ele acrescentou que os resultados fiscais têm apresentado consistente melhora e afirmou que gostaria de entregar dados mais positivos, mas isso também depende do Congresso Nacional.
Também está prevista a participação no CEO Conference do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, às 11h.
3 – Dados do varejo dos EUA
Às 10h30 (horário de Brasília), os investidores acompanham as vendas no varejo dos Estados Unidos de dezembro, termômetro do consumo americano, divulgado pelo Departamento de Comércio do país.
Segundo a FactSet, a expectativa é perda de tração para 0,4%, após alta de 0,6% em novembro.
4 – Custo do emprego nos EUA
Também às 10h30, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulga o Índice de Custo de Emprego referente ao quarto trimestre. As estimativas da FactSet apontam para alta de 0,8%, estabilidade em relação aos três meses anteriores.
5 – Negociações EUA e Irã
As negociações nucleares com os Estados Unidos permitiram a Teerã avaliar a seriedade de Washington e mostraram consenso suficiente para continuar na via diplomática, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta terça-feira.
Diplomatas dos EUA e do Irã mantiveram conversações por meio de mediadores de Omã na semana passada, em um esforço para reativar a diplomacia, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, posicionou uma frota naval na região, aumentando os temores de uma nova ação militar.
“A reunião em Mascate não foi longa. Em nossa opinião, foi para avaliar a seriedade do outro lado e como continuar nesse caminho”, disse Baghaei.
*Com informações de Reuters