Ibovespa fecha quase estável em dia de ajuste em Raízen e Cosan
O Ibovespa (IBOV) fechou quase estável nesta terça-feira (9), com Raízen (RAIZ4) e Cosan (CSNA3) na ponta negativa em meio a movimentos de realização de lucros. Já as ações da Petrobras (PETR4) ofereceram um suporte positivo.
O principal índice da Bolsa encerrou o pregão com queda de 0,12%, a 141.618,29 pontos, após marcar 141.605,45 pontos na mínima e 142.285,53 pontos na máxima. O volume financeiro somou apenas R$ 18,4 bilhões.
- CONFIRA: O programa Money Minds, do Money Times, traz entrevistas exclusivas com as mentes que ditam os rumos do mercado financeiro; assista aqui
Investidores voltaram as atenções para Brasília, onde a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Ao estabelecer uma tarifa de 50% para os produtos brasileiros, no fim de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, usou como um dos motivos para a medida o julgamento de Bolsonaro — um aliado do republicano — no Supremo.
Na sessão inicial do julgamento nesta terça-feira, que durou até o início da tarde, o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O segundo ministro a votar, Flávio Dino, finalizou seu voto no fim da tarde, também pela condenação do ex-presidente e dos outros sete réus.
Além do julgamento, a expectativa antes da divulgação na quarta-feira dos dados de agosto do IPCA, o índice oficial de inflação, permeava os negócios.
Em Wall Street, o S&P 500 fechou com elevação de 0,27%, renovando máxima de fechamento, após uma revisão para baixo em dados de emprego apoiar expectativas de que o Federal Reserve cortará em breve a taxa de juros para sustentar o crescimento da maior economia do mundo.
*Com informações da Reuters