Mercados

Ibovespa abre entre perdas e ganhos; veja o que movimenta o índice

26 maio 2022, 10:06 - atualizado em 26 maio 2022, 10:08
Ibovespa
O pregão é o primeiro após divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) abriu esta quinta-feira (26) entre perdas e ganhos. Por volta das 10h05, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,12%, aos 110,7 mil pontos.

Os mercados internacionais começaram o dia no azul, com os futuros do S&P subindo 0,5% e o Stoxx 600 avançando 0,25%.

O pregão é o primeiro após divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve revelar que a maioria dos membros considera apropriado um aumento de 0,5% na taxa básica de juros americana nas próximas reuniões, em linha com o esperado pelos analistas.

Na China, o índice de Hang Seng caiu 0,3% após o primeiro-ministro, Li Keqiang, reconhecer que os indicadores econômicos se deterioraram significativamente.

O que movimenta Ibovespa e dólar

Agenda política e divulgação de dados da economia norte-americana ajudam a movimentar o Ibovespa e dólar hoje.

A Câmara aprovou a PLP 18/22, que estabelece um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, transporte coletivo e telecomunicações, enquadrando os mesmos como bens e serviços essenciais na legislação tributária. O texto segue para aprovação do Senado Federal.

A oferta de ações da Eletrobras (ELET6) deverá ser protocolada hoje ou, no máximo, na sexta-feira (27) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Securities and Exchange Comission (SEC), com precificação prevista para 9 de junho.

Às 10h30, a Receita Federal divulga o relatório de arrecadação federal. Às 11h Tesouro realiza leilão de LTN com vencimentos em 2023, 2024 e 2025 e de NTN-F com vencimentos em 2029 e 2033.

Às 11h30, o BC oferta até 15 mil contratos de swap (US$ 750 milhões), em rolagem; e até R$ 4 bilhões em compromissadas de 2 meses, às 12h.

Na agenda dos EUA, destaque para a divulgação do resultado final do PIB primeiro trimestre. O país informou há pouco que a economia recuou 1,5% na base anual, ante projeção de baixa 1,3%.

Já os pedidos de auxílio-desemprego caíram a 210 mil; projeção era de baixa de 215 mil.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.