Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa sobe com suporte de Vale e agenda da semana em foco

13/12/2021 - 10:25
Ibovespa
Às 11:48, o Ibovespa subia 1,21%, a 109.065,64 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) subia nesta segunda-feira, estendendo os ganhos da última sessão, com investidores em compasso de espera pela agenda no Brasil e no exterior dos próximos dias. Principais índices de Wall Street abriram em queda leve.

A alta do Ibovespa era puxada pelos papéis da Vale (VALE3), maior contribuição positiva para o índice, diante da disparada do minério de ferro. B3 (B3SA3) estava na ponta oposta.

Às 11:48, o Ibovespa subia 1,21%, a 109.065,64 pontos. O volume financeiro era de 6,3 bilhões de reais.

A semana terá decisão de política monetária em alguns dos principais bancos-centrais do mundo, como o Federal Reserve (Fed), dos Estados Unidos, o Banco Central Europeu e o Banco Central da Inglaterra.

No Brasil, há a divulgação da ata da última reunião, em que a Selic foi elevada em 1,5 ponto percentual.

No caso do Fed, o chair da instituição, Jerome Powell, já sinalizou que os formuladores de política monetária discutirão uma redução mais rápida das compras de títulos.

A decisão tem potencial impacto para as bolsas globais — apesar de alguns especularem que um certo grau de “hawkishness” pode já estar embutido nas ações, dado o efeito na liquidez dos mercados em caso de aceleração da retirada de estímulos.

Além disso, investidores e analistas buscam pistas sobre quando o banco central norte-americano pode subir os juros.

No Brasil, mercado segue atento aos desenrolar da PEC dos Precatórios no Congresso, já que é esperada para esta semana a análise pelos parlamentares dos trechos que não foram promulgados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse no domingo que há resistência na Casa em relação a duas mudanças feitas no texto pelo Senado, a redução do limite de pagamento dos precatórios para 2026 e um artigo que prevê calendário para a quitação dessas dívidas ao longo do ano, segundo a Folha de São Paulo.

O tom otimista desta segunda-feira no mercado doméstico é corroborado pela pesquisa semanal Focus do Banco Central, que, a pouco mais de duas semanas para o final do ano, mostrou uma queda na expectativa para a inflação em 2021, de 10,18% para 10,05% — a primeira após 35 semanas consecutivas de alta. A medida para 2022 se manteve em 5,02%, parando de subir depois de 20 semanas seguidas em ascensão.

O dado vem após medida de inflação abaixo do esperado em novembro, divulgada na sexta-feira e que ajudou na alta do Ibovespa naquela sessão. Ainda assim, todas as projeções anuais da Focus de 2021 a 2024 seguem acima das metas para os respectivos anos.

Os economistas também elevaram o prognóstico para o juro básico da economia em 2022 para 11,50% ano, de 11,25% na semana anterior.

Destaques

Vale tinha alta de 3,8%, na esteira de salto dos futuros do minério de ferro na Ásia com cenário positivo para demanda após promessa do governo chinês de estabilizar a economia. Outras ações ligadas à commoditie sobem: Bradespar (BRAP4), que tem uma participação importante em Vale, avançava 3%, CSN (CSNA3) tinha alta de 3,2% e Usiminas (USIM6) subia 3,3%.

Magazine Luiza (MGLU3) subia 4,4%, após divulgar dados operacionais da Kabum, em comunicado sobre a conclusão da aquisição.

Segundo o Magazine Luiza, as vendas da Kabum tiveram recorde mensal em novembro e registraram alta de 48% sobre um ano antes, enquanto no acumulado de 2021 salto é de 34%. As ações da varejista acumulavam queda de 14,8% no mês e mais de 70% no ano.

Locaweb (LWSA3)  tinha alta de 5,1%, enquanto Inter (BIDI4;BIDI5;BIDI11) subia 3,1% e ON avançava 1,9%.

Hapvida (HAPV3) subia 4,3% e Intermédica On avançava 3,6%. A análise da combinação de negócios entre as empresas pelo tribunal do Cade está agendada para esta semana.

Cogna (COGN3) caía 3,1%, após informar projeção de que sua unidade de medicina, Kroton (KROT3), terá receita líquida de 482 milhões de reais em 2022.

A estimativa para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) é de 224 milhões de reais, com margem de 46,5%. A Cogna realiza encontro com investidores e analistas nesta segunda-feira em que estimou que a unidade Kroton vai crescer a receita em 2023.

EZTEC (EZTC3) caindo 1,9% e Cyrela (CCPR3) recuando 1% também estavam entre os destaques negativos.

JBS (JBSS3) reverteu queda da abertura e subia 0,4%. A empresa anunciou acordo para aquisição de 100% do Grupo King´s, avançando em marcas premium de charcutaria italiana, com um investimento de 92,5 milhões de dólares.

Última atualização por Janaina de Camargo - 13/12/2021 - 12:31

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto