Ibovespa acelera ganhos em dia de recuperação global e com IPCA favorável

O Ibovespa acelerava os ganhos na sessão desta terça-feira (27) em dia de recuperação global. Por volta das 11h23, a Bolsa subia 0,61%, a 109.778,44 pontos, após dois pregões de fortes quedas.
Em Wall Street:
- Nasdaq saltava 1,58%;
- S&P 500 ganhava 1,01%;
Wall Street busca pregão positivo depois das pesadas perdas dos últimos dias, com investidores acompanhando os bons indícios sobre mercado imobiliário dos EUA.
Segundo o indicador local do S&P, houve uma queda de 0,4% em julho no preço de novas casas em 20 das cidades monitoradas. San Diego, Seattle e São Francisco estão entre os locais cujos valores de compra arrefeceram.
Além disso, o mercado local digere a queda maior do que a esperada do IPCA-15 em setembro e a divulgação da ata do Copom. As eleições presidenciais também seguem em foco, com a divulgação das últimas pesquisas de intenção de voto antes do pleito no domingo.
Localmente, o IPCA-15 caiu 0,37% em setembro, sobre baixa de 0,73% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa da Reuters com economistas estimava queda de 0,20% para o período
“A qualidade da inflação melhorou, mas apenas marginalmente”, escreveram economistas do Citi em relatório a clientes, citando uma desaceleração menor em leituras de preços de serviços e nos núcleos (medidas que levam em conta apenas alguns segmentos com o objetivo de encontrar tendência nos preços).
Em outro destaque do dia, o Banco Central (BC) avaliou em ata de sua última reunião de política monetária que uma elevação adicional da taxa teria reforçado postura de vigilância e refletiria uma atividade econômica mais forte do que esperada, mas a decisão final de mantê-la em 13,75% considerou cautela e necessidade de avaliar os impactos do aperto feito até agora nos juros.
Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, viu a ata como “brevemente mais hawkish (agressiva)” do que o comunicado divulgado junto com a decisão semana passada.
No cenário eleitoral, Luiz Inácio da Silva (PT), que lidera as intenções de voto, tem encontros com esportistas e empresários, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz motociata em Petrolina (PE).
Pesquisa Ipec na segunda-feira mostrou que pelo critério de votos válidos, usado pela Justiça Eleitoral, Lula tem 52% das intenções, patamar suficiente para vencer já no primeiro turno.
Com Reuters
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!