BusinessTimes

Ibovespa: Ambev (ABEV3) perde 4,3%, Vale (VALE3) recua 2,5%; entenda

01 fev 2023, 13:04 - atualizado em 01 fev 2023, 18:56
Ibovespa, ações,
O Ibovespa tinha queda de 1,5% nesta quarta, aguardando o resultado da primeira Super Quarta do ano (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa tinha queda de 1,5% nesta quarta-feira (1), aguardando o resultado da primeira Super Quarta do ano.

Por volta das 13h, as ações da Vale (VALE3) eram destaque de queda no índice, com perdas de 2,5%, após os resultados de produção da empresa no 4T22.

Outras ações de mineradoras também tinham desempenho negativo. A Gerdau (GGBR4) perdia 2,6% e a Metalúrgica Gerdau (GOAU4) recuava 3,7%.

O minério de ferro, termômetro das mineradoras brasileiras, teve leve queda de 0,29% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 870,50 yuans a tonelada métrica.

Outro destaque negativo do Ibovespa é a Ambev (ABEV3), que perdia 4,3%, depois que a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) afirmou que as inconsistências contábeis da Americanas, que provocaram o rombo bilionário na varejista, podem estar presentes nos balanços da cervejaria.

O estudo calculou um rombo de R$ 30 bilhões em manobras tributárias da Ambev. Confira o posicionamento da companhia sobre o caso.

Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) tinham queda de 0,95% e 0,58%, respectivamente.

A petroleira recebeu R$ 132 milhões no caso da Lava Jato, em montante recebido na qualidade de vítima-beneficiária do acordo de colaboração premiada firmado entre o Ministério Público Federal e Rogério Santos de Araújo, ex-diretor da Odebrecht, perante o Supremo Tribunal Federal. 

O montante deve ser alocado nos investimentos em refino e geração de energia limpa dos próximos anos, diz o analista da Benndorf Júlio Borba.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin