Mercados

Ibovespa amplia queda e toca em mínimas após discurso de Jerome Powell

26 ago 2022, 12:24 - atualizado em 26 ago 2022, 12:34
b3
A perspectiva, agora majoritária, de um aperto de maior magnitude é má notícia para os mercados acionários (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa ampliou a queda após discurso de Jerome Powell no evento mais aguardado da semana, o Jackson Hole.

Por volta das 12h13, o índice caia 1,03%, a 112.367.26 pontos.

Em Wall Street:

  • Nasdaq derrete 2,40%;
  • S&P 500 desaba 1,84%;

A perspectiva, agora majoritária, de um aperto de maior magnitude é má notícia para os mercados acionários, que haviam se encantado com o tom mais suave empreendido pelo presidente do BC norte-americano no fim de julho.

O presidente do Federal Reserve foi direto e repetiu que o foco do banco central americano é puxar a inflação para a meta de 2%.

Ele ainda destacou que restaurar a estabilidade dos preços levará tempo e custará o crescimento da economia americana. “O aperto trará alguma dor para famílias e empresas”, disse.

Como já esperado pelo mercado, Powell repetiu que o reajuste da taxa de juros durante a reunião de setembro dependerá dos indicadores econômicos e que o Fed deve manter sua política restritiva por algum tempo.

Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, a fala de Powell foi hawkish – quando o banco central mantém as taxas mais altas.

Na visão do diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, Powell adotou um tom “ligeiramente mais hawkish”, fazendo com que aumentasse as chances precificadas no mercado de um aumento de 0,75 ponto percentual nos juros em setembro.

Em menos de cinco minutos, o chefe do BC norte-americano disse que o combate à inflação deverá causar desaceleração econômica e desaquecimento do mercado de trabalho.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Leia mais sobre:
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar