Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa avança com alta em commodities; BTG Pactual sobe após balanço

12/05/2020 - 12:06
Mercados - Ibovespa
Vídeo de reunião ministerial entre Moro e Bolsonaro deve abalar o índice ao longo do pregão (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

A bolsa paulista adotava um viés positivo nos primeiros negócios desta terça-feira, tendo de pano de fundo ganhos em bolsas na Europa e futuros acionários nos Estados Unidos, bem como alta de commodities como o petróleo e minério de ferro, mas sem tirar o cenário político brasileiro do radar.

Às 12:06 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) subia 1,39%, a 80.162,31 pontos.

No cenário externo, repercutia anúncio da China nesta terça-feira de uma nova lista de 79 produtos dos Estados Unidos elegíveis para isenções das tarifas retaliatórias adotadas no ápice da guerra comercial bilateral.

O futuro do norte-americano S&P 500 subia 0,34%. Em Londres, o FTSE 100 avançava 1,15%.

Do lado da pandemia de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira que vê “dados potencialmente positivos” sobre tratamento do novo coronavírus.

No Brasil, o Banco Central destacou que vê queda forte do PIB na primeira metade deste ano, seguida de uma recuperação gradual a partir do terceiro trimestre, segundo ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Banco Central BCB
Ata do Copom revela que Banco Central só espera retomada econômica gradual a partir do 3° trimestre de 2020  (Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr)

A cena política também ocupa os holofotes nesta sessão, em meio a expectativas de divulgação do vídeo de uma reunião ministerial na qual, segundo o ex-ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro cobrou a troca do chefe da Polícia Federal no Rio de Janeiro, que é apontado como possível prova da tentativa de interferência política do presidente.

Da temporada de balanços, agentes financeiros devem analisar os números de Carrefour Brasil e BTG Pactual, entre outros.

Destaques

Petrobras (PETR3PETR4) avançavam 2,7% e 1,9%, respectivamente, conforme os preços do petróleo no mercado externo valorizavam-se com o inesperado comprometimento da Arábia Saudita com maiores cortes de produção em junho.

Vale (VALE3) tinha acréscimo de 1,3%, com alta do preço do minério de ferro e também dos futuros do vergalhão de aço na China diante de perspectivas firmes para o consumo, mesmo com dados mostrando uma queda acentuada nos preços na porta da fábrica no mês passado.

BTG Pactual (BPAC11) subia 1,75%, após balanço mostrar que o banco decidiu reduzir os riscos relacionados ao mercado no primeiro trimestre, quando seu lucro líquido veio abaixo das estimativas, preparando-se para a crise trazida pelo coronavírus. O índice de capital principal do banco subiu para 15%, ante 12,2% no trimestre anterior.

Banco BTG Pactual
BTG Pactual decide reduzir os riscos relacionados ao mercado (Imagem: Facebook/Divulgação/BTG Pactual)

–  Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) valorizavam-se 0,7% e 0,1%, respectivamente, endossando o viés positivo do Ibovespa. Banco do Brasil (BBAS3) tinha variação negativa de 0,3%.

brMalls (BRML3) mostrava elevação de 4,3%, após informar na segunda-feira que iniciou a retomada operação de mais dois shoppings, ambos no Paraná, elevando para quatro o número de unidades em operação, após fechamento em março devido à pandemia do coronavírus.

Lojas Renner (LREN3) avançava 4,6%, em meio a perspectivas de reabertura de atividades, particularmente shopping centers em algumas cidades do país.  Hering (HGTX11) mostrava acréscimo de 4,1%.

Carrefour (CRFB3) caía 1,65%, após divulgar na noite de segunda-feira uma queda de 15,8% no lucro líquido do primeiro trimestre, afetada por impostos maiores e despesas financeiras, apesar do crescimento de dois dígitos nas vendas, impulsionado em parte pela pandemia de coronavírus.

Embraer (EMBR3) recuava 1,5%, após informar que entregou apenas cinco jatos comerciais no primeiro trimestre, menos da metade do que entregou há um ano, atrelando a queda aos preparativos para um acordo com a Boeing (BA), que acabou fracassando.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 12/05/2020 - 12:07

Cotações Crypto
Pela Web