Ibovespa renova recorde com IPCA-15 abaixo do esperado e dólar em queda; Veja destaques do Giro do Mercado desta terça (27)
Nesta terça-feira (27), o Ibovespa (IBOV) bateu recorde na abertura, superando os 182 mil pontos e avançando acima dos 183 mil na tarde de hoje. O mercado também repercute o IPCA-15 abaixo do esperado e a queda do dólar a R$ 5,25.
No Giro do Mercado desta terça-feira, a jornalista Paula Comassetto conversa com a analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma, sobre os principais assuntos do mercado financeiro hoje.
A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) foi destaque nesta edição do programa. A inflação avançou 0,20% em janeiro, e foi a 4,50% no acumulado de 12 meses.
De acordo com Quaresma, “as decisões de política monetária que o Banco Central toma hoje, afetam mais a inflação projetada para o horizonte relevante, que se tornou o ano de 2027”. Ela ainda ressaltou que o IPCA-15 veio menor do que as expectativas dos especialistas, que aguardavam um aumento de 0,23%, enquanto a prévia da inflação oficial veio em 0,20% no mês.
Sobre a possibilidade de um corte de juros na reunião do Copom de amanhã (28), a analista da Empiricus afirmou que essa não é uma perspectiva no radar, mas, caso aconteça a bolsa pode ter uma reação positiva. “Mesmo se houver uma sinalização, isso já é um gatilho (para uma boa resposta na bolsa). O lado bom do BancoCentral estar postergando tanto um corte de juros é que isso permite que o movimento seja mais profundo e mais sustentável”, completou.
Entre os destaques do principal índice da bolsa brasileira, Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3) eram as preferidas dos investidores estrangeiros no Brasil. No positivo também estavam Yduqs (YDUQ3) e Smart Fit (SMFT3).
Já do lado negativo, MBRF (MBRF3), Eneva (ENEV3) e Totvs (TOTS3) eram as maiores quedas desta manhã.
No cenário internacional, os investidores acompanham os movimentos de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos estará em Iowa, onde promete fazer “um grande pronunciamento” sobre a economia americana, com foco no tema da acessibilidade de custos (affordability).
Além disso, ontem (26) Lula e Trump conversaram por telefone sobre as questões da Venezuela e o convite para o Brasil participar do Conselho da Paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos.