Ibovespa cai 1,49% com maior pessimismo sobre América Latina

O principal índice da bolsa paulista caiu nesta terça-feira, em meio a um cenário instável da América Latina que tem afastado investidores e com o mercado global também reagindo a novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O Ibovespa caiu 1,49%, a 106.751,11 pontos. O giro financeiro da sessão somou 18,9 bilhões de reais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que o país está perto de assinar a “fase um” de acordo comercial com a China, mas ressalvou que só aceitará um acordo se for bom para seu país e os trabalhadores dos EUA.
Para Raphael Guimarães, operador de renda variável da RJ Investimentos, a fala de Trump ficou em segundo plano para os investidores na bolsa paulista.
“O mau-humor no cenário doméstico se dá muito pela interferência da América Latina, o Brasil acaba sendo englobado como um país emergente e sofre com essa aversão à risco”, afirmou, completando que no curto prazo a volatilidade deve continuar em evidência no mercado acionário.
Seguindo a temporada de balanços, Equatorial e MRV devem divulgar resultados nesta terça-feira, com Cogna reportando seu desempenho trimestral antes da abertura do pregão na quarta-feira.
Destaques
– YDUQS (YDUQ3) recuou 3,62%, após a empresa divulgar que teve lucro líquido proforma de 158,8 milhões de reais de julho a setembro, queda de 18,3% ante mesma etapa de 2018.
– Petrobras (PETR4) caiu 0,86%. A cotação internacional do barril do petróleo teve leve queda.
– BR Distribuidora (BRTD3) perdeu 3,58%, perto das maiores quedas da sessão, após reportar lucro líquido de 1,3 bilhão de reais, aumento de 23,9% ano a ano.
– Marfrig (MRFG3) recuou 4%, mesmo após a empresa anunciar que mais duas de suas fábricas foram habilitadas para exportações para a China. A empresa também teve lucro líquido de 100,4 milhões de reais no terceiro trimestre, ante prejuízo de 126 milhões um ano antes.
– EDP Brasil (ENBR3)ganhou 1,28%, como uma das poucas altas do índice.
– Embraer (EMBR3)caiu 3,43%. A empresa sinalizou que pode pagar dividendo menor, após ter divulgado prejuízo de 77,2 milhões de dólares no terceiro trimestre.
– Eletrobras (ELET6) cedeu 3,48%, após reportar lucro líquido de 716 milhões de reais no terceiro trimestre, ante prejuízo de 2,26 bilhões de reais um ano antes.
– Vale (VALE3) fechou em queda de 0,48%.
– JBS (JBSS3) caiu 1%. Fontes a par do assunto afirmaram à Reuters perto do final do pregão que o BNDES pediu propostas a bancos de investimento para iniciar a venda de sua participação na processadora de carne.