Comprar ou vender?

Ibovespa: Como a alta nos juros dos EUA deve mudar o cenário do mercado nos próximos dias

26 abr 2022, 19:11 - atualizado em 26 abr 2022, 19:11
Ibovespa
Na opinião da Guide, um repique do Ibovespa no curto prazo faz sentido, porque um ciclo de aumento de juros mais intenso nos EUA já vem sendo precificado pelo mercado (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A Guide Investimentos avalia que a chance de um repique do Ibovespa nos próximos dias, às vésperas da reunião do Federal Reserve (Fed), parece cada vez mais provável.

A elevação dos juros dos Estados Unidos (atualmente em 0,25-0,5%) é um dos fatores que têm empurrado os mercados para baixo, especialmente nos últimos pregões, com a sinalização de que o banco central norte-americano pode acelerar o ritmo de aumento da taxa.

O consenso era de um aumento gradual, com quatro elevações de 0,25 ponto percentual em 2022. Agora, o mercado passa a considerar uma alta de 0,5 ponto percentual já na reunião que ocorrerá na próxima semana.

Na opinião da Guide, um repique do Ibovespa no curto prazo faz sentido, porque um ciclo de aumento de juros mais intenso já vem sendo precificado pelo mercado.

“Além disso, a queda do Ibovespa e S&P 500 foi grande nos últimos dias, levando o IFR (índice de força relativa) do índice para cerca de 30, nível considerado ‘sobrevendido’, onde uma chance de repique no curto prazo é elevada”, comenta a corretora.

De acordo com a Guide, a expectativa de aumento de juros muito elevada acaba pressionando ativos pela concorrência na carteira dos investidores e reduzindo as previsões de crescimento, dificultando o desempenho das ações. No entanto, todas essas situações já foram vivenciadas pelo mercado desde a pandemia.

A Guide afirma que uma alta mais consistente dos mercados depende de sinais claros de desaceleração na inflação, o que parece que pode acontecer em breve no Brasil e, mais tarde, nos EUA.

“A inflação já dá sinais de arrefecimento, principalmente no Brasil. Por exemplo, a inflação medida pelo IGP-M está diminuindo há alguns meses, e a apreciação recente do real deve contribuir para manter a tendência de queda do IGP-M”, explica.

A Guide destaca ainda que os preços das commodities diminuíram nos últimos dias por conta dos lockdowns na China, o que ajuda a arreferecer a inflação.

A Guide mantém alvo de 130 mil pontos para o Ibovespa ao fim de 2022 e reforça a sua preferência por ações de small caps (empresas de menor capitalização) e nomes voltados à economia brasileira, como varejo (Soma [SOMA3] e Vivara [VIVA3]), transportes (Movida [MOVI3]) e shoppings (Multiplan [MULT3]).

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.