Ibovespa engata nova alta e orbita 100 mil pontos com EUA ainda em foco

A bolsa paulista mantinha o viés positivo nesta quinta-feira, alinhado aos mercados de ações no exterior, onde as atenções continuam voltadas para as eleições nos Estados Unidos, enquanto a pauta brasileira traz mais balanços corporativos.
Às 11:03, o Ibovespa subia 2,12%, a 99.944,52 pontos. O volume financeiro somava 5 bilhões de reais.
Nos EUA, futuros acionários encontravam supote em apostas de que um potencial impasse político pode reduzir a chance de grandes mudanças que possam afetar as empresas norte-americanas, como alta de impostos.
Ainda assim, investidores continuam monitorando a apuração dos votos e o risco de uma eleição presidencial contestada.
Da temporada de resultados, as atenções se voltam para os números de Banco do Brasil, Mercado Livre, Cia Hering, Ultrapar e Ecorodovias entre outros.
“Há espaço para emplacarmos a terceira alta seguida e buscar novamente o patamar perdido de 100 mil pontos”, avalia o sócio e economista-chefe do banco digital modalmais, Alvaro Bandeira, conforme nota encaminhada a clientes.
Destaque
Ultrapar (UGPA3) saltava 9,44%, após resultado acima das previsões de analistas no terceiro trimestre, com o grupo multissetorial se beneficiando da gradual retomada da economia brasileira dos efeitos da pandemia de coronavírus.
Fleury (FLRY3) subia 6,14%, tendo de pano de fundo anúncio do grupo de medicina diagnóstica de formação de um fundo de 200 milhões de reais em parceria com a rival Sabin para investir em startups de saúde.
Via Varejo (VVAR3) valorizava-se 5,54%, com o setor associado a comércio eletrônico como um todo em alta, após o Mercado Livre divulgar novos recordes operacionais no terceiro trimestre.
Ecorodovias (ECOR3) tinha elevação de 4,54%, em meio à repercussão do balanço do terceiro trimestre, mostrando que o tráfego nas estradas sob concessão da administradora se recuperou gradualmente.
Banco do Brasil (BBAS3) subia apenas 1,19%, após queda no lucro do terceiro trimestre, uma vez que o banco reservou mais 2 bilhões de reais para potenciais perdas com empréstimos decorrentes da crise do coronavírus.
Itaú Unibanco (ITUB4) valorizava-se 3,12%, ainda embalada pelas expectativas relacionadas aos planos do banco envolvedndo a sua participação na XP Inc. Bradesco (BBDC4) avançava 1,98%.
CSN (CSNA3) caía 3,68%, com o setor de siderurgia e mineração entre as poucas quedas da sessão, tendo no radar notícia do Valor Econômico de que o IPO da CSN mineração deve ficar para 2021. Vale (VALE3) destoava e subia 0,47%.
Petrobras (PETR4) tinha acréscimo de 0,86%, mesmo com a fraqueza dos preços do petróleo no exterior.