Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em alta com Petrobras e Wall Street após semana de ajustes

21/06/2021 - 17:07
Ibovespa B3
O volume financeiro da sessão somou 26,5 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta segunda-feira, recuperando o patamar dos 129 mil pontos após mais uma semana de ajustes, apoiado principalmente no desempenho das ações da Petrobras (PETR4) e na trajetória positiva em Wall Street.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,67%, a 129.264,96 pontos. O volume financeiro da sessão somou 26,5 bilhões de reais.

Em Wall Street, os índices principais também fecharam no azul, com investidores voltando para os segmentos de energia e de outros com expectativa de desempenho superior, à medida que a economia recupera-se da pandemia.

“Investidores estão buscando o ‘timing’ desse reequilíbrio entre estímulos fiscais e monetários versus inflação e recuperação global”, afirmou o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila.

Ele também destacou como fatores positivos a performance positiva de Petrobras, na esteira do avanço do petróleo, bem como a elevação de Eletrobras, com expectativas relacionadas à MP de privatização da companhia.

Destaques

Petrobras (PETR4) e Petrobras (PETR3) subiram 2,22% e 2,09%, respectivamente, na esteira da alta do petróleo, em meio à queda do dólar e pausa nas negociações para encerrar sanções dos EUA ao petróleo do Irã. O Bank of America estimou que os preços do Brent podem chegar a 100 dólares por barril em 2022.

Vale (VALE3) fechou em alta de 0,94%, mesmo com os futuros do minério de ferro negociados na Ásia recuando nesta segunda-feira, após autoridades da China iniciarem investigação sobre o mercado “spot” da commodity. Papéis do setor de mineração e siderurgia do Ibovespa também subiram.

GPA (PCAR3) valorizou-se 7,88%. No final de semana, o colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou que Michael Klein começou a montar uma posição acionária no GPA.

Segundo a nota, Klein, acionista Via Varejo, tem interesse em comprar o GPA, caso o Casino decida vender sua posição.

Eletrobras (ELET6) avançou 3,42%, com as atenções voltadas para a MP que abre caminho para a privatização da elétrica na Câmara dos Deputados.

O relator da MP na Casa afirmou que manteve em seu parecer 95% do texto já aprovado pelo Senado e acrescentou que o relatório conta com o apoio da maioria dos líderes de bancada da Câmara.

B3 (B3SA3) caiu 1,78%, após seis altas seguidas, em movimento de recuperação, no qual acumulou elevação de 8,6%.

No último dia 10, a ação havia fechado em uma mínima em cerca de um ano em meio a ruídos sobre potencial competidor, além de acomodação nos volumes de negociação de ações.

Cemig (CMIG4) recuou 1,51%.

Na sexta-feira, a companhia divulgou que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais processo para instalação de CPI, e reforçou que suas decisões de gestão se pautam nas melhores práticas de governança corporativa e compliance.

Itaú Unibanco (ITUB4)  subiu 0,46% e Bradesco (BBDC4) ganhou 0,25%. Agentes financeiros aguardam para esta semana votação da MP que aumenta o Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para bancos no Senado.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 21/06/2021 - 17:48

Pela Web