Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em alta com recuperação em Wall Street e alta do petróleo

20/07/2021 - 17:07
Petróleo
O volume financeiro totalizou 25 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Angus Mordant)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta terça-feira, após três quedas seguidas, recuperando o patamar de 125 mil pontos, alinhado à recuperação de mercados acionários no exterior e do petróleo, com JBS (JBSS3) disparando 6,7%.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,81%, a 125,401,36 pontos.

O volume financeiro totalizou 25 bilhões de reais.

Na véspera, o Ibovespa bateu mínima desde maio em meio a um movimento global de aversão a risco disparado por temores de recrudescimento da pandemia, além do tombo do petróleo com acordo da Opep+ para aumentar a produção.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou com alta de 1,5%, recuperando-se de uma sequência de perdas, à medida que uma série de balanços positivos de empresas e um otimismo renovado com a economia geraram apetite por risco no mercado.

Além da melhora nos mercados internacionais, o analista da Clear Corretora Rafael Ribeiro chamou a atenção para o desempenho do setor financeiro, que, segundo ele, é a porta de entrada dos investidores estrangeiros na bolsa brasileira.

Ele acrescentou que a queda recente do setor e expectativas de bons resultados no segundo trimestre – com menores provisões para perdas, aumento de receita de serviços com a retomada da economia e redução de custos – ajudam a explicar o movimento.

Nas últimas semanas, a saída de capital externo do segmento Bovespa prevaleceu, com o saldo no mês negativo em 3,87 bilhões de reais até dia 16. No ano, ainda é positivo em 44,1 bilhões.

Destaques

JBS (JBSS3) fechou em alta de 6,69%, com o setor de proteínas tendo desempenho mais forte que o Ibovespa. Marfrig (MRFG3) subiu 4,24%, Brf (BRFS3) avançou 1,71% e Minerva (BEEF3) ganhou 1,6%.

Vale (VALE3) subiu 0,84%, um dia após divulgar dados de produção e vendas do segundo trimestre, quando produziu 75,7 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 12% ante mesmo período de 2020. As vendas de minério subiram 23,1%.

Itaú Unibanco (ITUB4) subiu 1,31%, também após três quedas seguidas, acumulando no período declínio de mais de 3%.

No setor, Bradesco (BBDC4), que acumulou queda de mais de 5% nas três sessões anteriores, avançou 1,54%. Ambos reportam seus resultados trimestrais no começo de agosto.

Petrobras (PETR4) e Petrobras (PETR3) valorizaram-se 1,33% e 1,64%, respectivamente, acompanhando a melhora dos preços do petróleo no exterior, com o Brent fechando com acréscimo de 1%, após tombo na véspera.

Embraer (EMBR3) avançou 5,9%, encontrando na melhora externa suporte para reação após cinco quedas seguidas, quando acumulou perda de mais de 12%. A ação ainda guarda alta de cerca de 107% em 2021, um dos melhores desempenhos do Ibovespa no ano.

Hapvida (HAPV3) recuou 3,02%, seguida por Notre Dame Intermédica (GNDI3) com baixa de 2,36%. Fora do Ibovespa, Rede D’or São Luiz (RDOR3) teve retração de 0,25%.

MRV (MRVE3) cedeu 1,99% em sessão negativa para ações de construtoras, com Eztec (EZTC3) perdendo 1,88% e Cyrela (CYRE3) caindo 0,88%.

O índice do setor imobiliário, porém, que também inclui papéis de shopping centers, que subiram nesta sessão, avançou 0,48%.

Neogrid (NGRD3), que não está no Ibovespa, disparou 8,17%, melhor desempenho do Small Caps, após a empresa de tecnologia anunciar a compra de 24,14% na Horus, empresa de “software as a service” para indústria e varejo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 20/07/2021 - 18:02

Cotações Crypto
Pela Web