Mercados

Ibovespa fecha em alta liderada por Weg em dia de exercício de opções e sem Wall Street

18 jan 2021, 18:07 - atualizado em 18 jan 2021, 19:01
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,74%, a 121.241,63 pontos (Imagem: B3/Divulgação)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta segunda-feira, marcada por vencimento de opções sobre ações e sem o referencial de Wall Street por feriado nos Estados Unidos, com Weg (WEGE3) capitaneando os ganhos e renovando máximas históricas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A semana na bolsa paulista também começou sob efeito do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil após a Anvisa aprovar no domingo o uso emergencial dos imunizantes da AstraZeneca e da Sinovac.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,74%, a 121.241,63 pontos, de acordo com dados preliminares, tendo chegado a 122.585,82 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro somava 43,79 bilhões de reais, inflado pelo exercício de opções sobre ações, units e cotas de ETF, que movimentou 21,399 bilhões de reais, sendo 16,278 bilhões de reais em opções de compra e 5,121 bilhões de reais de venda.

Na visão de André Machado, sócio-fundador do Projeto Os 10%, de formação de traders, foi um dia atípico, em que o vencimento de opções coincidiu com um feriado nos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele destacou que o começo da sessão trouxe dúvidas sobre quão precificado estava o início da vacinação no país, e que a primeira etapa da sessão chegou a sugerir que a notícia não estava no preço, com o sinal positivo prevalecendo na bolsa.

O enfraquecimento do Ibovespa passado o vencimento de opções, porém, sinalizou que os ganhos mais fortes estavam mais atrelados ao exercício, avaliou Machado, conhecido como o Ogro de Wall Street.

Para ele, a tendência ficará mais clara na terça-feira, com a volta dos mercados nos EUA e as atenções também voltadas para a posse do novo presidente norte-americano Joe Biden, na quarta-feira.

Da cena brasileira, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado sinalizador do PIB, subiu 0,59% em novembro ante outubro, de acordo com dado dessazonalizado, acima do esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, contudo, investidores seguem atentos ao noticiário político, tanto a movimentação do governo atrelada às vacinas contra o coronavírus como desdobramentos sobre a disputa para o comando da Câmara e do Senado.

O reforço externo veio da China, onde o PIB cresceu 2,3% em 2020, com a economia chinesa expandindo 6,5% no quarto trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, superando expectativa em pesquisa da Reuters de 6,1%.

Destaques

Weg (WEGE3) subiu 7,02%, para 92,21 reais, nova máxima de fechamento, chegando a registrar 92,31 reais no melhor momento, recorde intradia.

Mesmo com algumas visões de que a cotação está ‘esticada’, analistas avaliam que fundamentos sólidos da companhia continuarão apoiando seu crescimento e seus retornos, e consideram positiva a estratégia da empresa de explorar novas oportunidades em áreas como soluções digitais e energia renovável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Btg Pactual (BPAC11) valorizou-se 3,97%, tendo no horizonte precificação de oferta primária na quinta-feira.

Itaú Unibanco (ITUB4) cedeu 0,51% e Bradesco (BBDC4) subiu 0,34%.

O UBS BB espera redução no custo de risco e despesas operacionais dos maiores bancos brasileiros no último trimestre de 2020, o que pode trazer surpresas para os guidances deste ano, embora vislumbre margens financeiras pressionadas.

Hapvida (HAPV3) teve alta de 3,64%, tendo de pano de fundo recomendações de bancos para compra da ação da Rede D’Or (RDOR3) São Luiz, citando entre os fatores perspectivas de consolidação no setor de hospitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Notre-Dame Intermédica (GNDI3) subiu 3,66%. Mais cedo no mês, Hapvida fez oferta para comprar a Intermédica.

Equatorial (EQTL3) e Energisa (ENGI11) caíram 2,14% e 1,55%, com o setor elétrico entre os destaques negativos. A Aneel tirou de pauta da reunião de terça-feira item que discutiria como distribuidoras devem devolver a consumidores de valores pagos a mais em PIS e Cofins na conta de luz nos últimos anos. O índice do setor recuou 1,21% na B3.

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) avançaram 1,82% e 1,02%, respectivamente, enquanto Cvc Brasil (CVCB3) valorizou-se 1,56%, na esteira do otimismo com o começo da vacinação no país, após a pandemia de Covid-19 dizimar a demanda por voos e viagens.

Petrobras (PETR4) cedeu 0,18%, em meio à frpetroaqueza do petróleo no exterior. A companhia elevará o preço médio da gasolina nas refinarias em cerca de 8% a partir de terça-feira, após três semanas sem mudanças nas cotações, segundo dados da petroleira e cálculos da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale (VALE3) teve acréscimo de 0,81%, após o futuros do minério de ferro na China e em Cingapura tocarem máximas de quatro semanas nesta segunda-feira, em meio aos dados da China, que ajudaram a voltar foco dos investidores a perspectivas de demanda.

Além disso, o Instituto Aço Brasil divulgou que as usinas siderúrgicas do país elevaram a produção em dezembro na comparação anual e praticamente mantiveram o volume de aço produzido ante novembro.

Carrefour Brasil (CRFB3) perdeu 1,43%, seguindo o viés da ação do seu controlador, tendo no radar que a Couche-Tard desistiu de oferta de 16,2 bilhões de euros pelo grupo Carrefour após o governo francês se opor ao negócio, citando preocupações com a segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.