Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha no azul com suporte de Vale e Petrobras e de olho em PEC

23/11/2021 - 18:19
Petrobras
O volume financeiro foi de 30,8 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta terça-feira, com suporte de empresas ligadas a commodities, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), enquanto noticiário relacionado à PEC dos Precatórios e ao Auxílio Brasil segue no radar dos investidores, movimentando os negócios.

No exterior, os índices norte-americanos não tiveram direção única.

O destaque ficou por conta do Nasdaq (US100), que cedeu diante da alta dos rendimentos dos Treasuries.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 1,3%, para 103.445,51 pontos, em sessão volátil.

O volume financeiro foi de 30,8 bilhões de reais.

A bolsa começou a sessão em alta, depois perdeu o fôlego, chegando a cair por volta da 13h para a mínima intradiária de 2021, de 101.736,31 pontos. À tarde, reagiu e renovou máxima do dia, a 103.841,23 pontos, já próximo do fim do pregão.

O noticiário em torno da PEC dos Precatórios segue como a principal influência para a bolsa paulista no fronte doméstico. Investidores receberam bem manchetes de que o parecer a ser apresentado por Fernando Bezerra (MDB-PE) líder do governo e relator da proposta no Senado trará, entre outras mudanças, a não imposição de um valor fixo para o pagamento do Auxílio Brasil  pivô da existência da PEC.

Na esteira do fechamento do Ibovespa nesta sessão, Bezerra disse que vai promover seis mudanças no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), incluindo a definição do Auxílio Brasil como um programa social de caráter permanente.

Na visão de Alexandre Espirito Santo, economista-chefe da Órama, noticiário da PEC segue influenciando o índice local.

Ele vê a bolsa com um desconto “muito exagerado”, pressionada também por resgates de fundos, e enxerga a possibilidade de um mês de dezembro mais positivo caso as questões fiscais sejam resolvidas para que, ao menos, possa haver uma melhor previsibilidade sobre as contas públicas.

Destaques

Petrobras (PETR4) avançou 5,5%, em meio à alta dos preços de petróleo, depois que os EUA e outras nações consumidoras da commodity anunciaram planos de liberação de dezenas de milhares de barris de suas reservas estratégicas, algo que ficou abaixo do esperado.

Além disso, presidente-executivo da estatal, Joaquim Silva e Luna, reafirmou em audiência com senadores que a companhia pratica preços de mercado.

Já o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo está buscando rever a regra como uma forma de conter o aumento dos combustíveis.

Vale (VALE3) subiu 2,6%, enquanto Usiminas (USIM5) avançou 4,8% e CSN (CSNA3) teve alta de 3,4%, após contratos futuros do minério de ferro na China chegarem a atingir limite diário de alta, com a expectativa de retomada da produção pelas siderúrgicas.

Braskem (BRKM5) disparou 6,7% em meio a notícias nos últimos dias sobre a venda de participação por seus controladores, Petrobras e Novonor, antiga Odebrecht.

A Petrobras disse na véspera que mantém seu posicionamento de buscar a venda integral de sua participação na petroquímica.

Magazine Luiza (MGLU3) caiu 2,7%, sexta queda nos últimos sete pregões, e Americanas (AMER3) recuou 0,2% às vésperas da Black Friday e em meio à escalada da inflação e ciclo de alta de juros.

VIA (VIIA3) foi na contramão e subiu 3,7%.

Ecorodovias (ECOR3) cedeu 3,7%, após ter recomendação cortada para “neutra” por JPMorgan.

CCR (CCRO3), também rebaixada pelo banco, caiu 1,4%.

Méliuz (CASH3) fechou em queda de 5,4%, a terceira baixa consecutiva, enquanto Totvs (TOTS3) caiu 5%, em nova sessão negativa para fintechs e empresas de tecnologia no Brasil e no exterior.

JBS (JBSS3) subiu 0,6%, Marfrig (MRFG3) avançou 2,7% e Minerva (BEEF3) escalou 3,7%, após autoridades alfandegárias da China dizerem que aceitarão pedidos de importação de carne bovina brasileira que tenha recebido certificado sanitário antes de 4 de setembro, quando as exportações do produto do mercado brasileiro ao chinês foram suspensas.

Última atualização por André Luiz - 23/11/2021 - 19:31

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web