Mercados

Ibovespa futuro abre aos 107 mil pontos após votação da Previdência na Câmara

11 jul 2019, 9:21 - atualizado em 11 jul 2019, 9:32
Índice futuro nesta quinta feira em alta com aprovação parcial da reforma da Previdência (Imagem: Pixabay)

Por Investing.com 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice futuro do Ibovespa começou a quinta-feira com forte valorização de 0,64%. A sessão deve ser marcada pela reação do mercado pela aprovação em primeiro turno do texto- base da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, faltando ainda que os destaques sejam apreciados antes da segunda votação. O cenário externo positivo também deve pesar positivamente.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, com placar folgado, o texto principal da reforma da Previdência em primeiro turno, garantindo uma conquista ao governo, mas quem saiu mesmo vitorioso foi o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que sob o discurso do protagonismo e da responsabilidade do Congresso e aliado ao chamado centrão, carregou a reforma nas costas e negociou sua aprovação.

Aprovada por 379 votos a 131 —placar bem superior aos três quintos exigidos para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o equivalente a 308 votos—, a reforma cumpre mais uma etapa na tramitação, mas ainda tem um percurso a percorrer.

A China e os Estados Unidos podem encontrar uma maneira de resolver sua disputa comercial se as preocupações uns dos outros forem levadas em consideração, disse o Ministério do Comércio chinês nesta quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O porta-voz do ministério, Gao Feng, também disse durante uma coletiva de imprensa semanal que a China espera que os EUA removam as sanções contra a Huawei Technologies [HWT.UL] o mais rápido possível e abra caminho para relações bilaterais saudáveis.

Os dois países estão no meio de uma disputa comercial que já dura um ano e os levou a impor tarifas sobre produtos um do outro. A China prometeu não ceder em questões de princípio nem sob pressão dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsas Internacionais

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avança 0,51%, Em HONG KONG, o índice HANG SENG sobe 0,81%. Em XANGAI, o índice SSEC ganha 0,08%. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,04%.

A quinta-feira se mostra indefinida para os mercados de ações da Europa. Em Frankfurt, o DAX registra perdas 0,31%, enquanto que em Londres, o FTSE cede 0,11% aos 7.522 pontos. Já em Paris, o CAC soma 0,12% aos 5.574 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Commodities

A jornada desta quinta-feira foi mais uma vez marcada pela desvalorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento em setembro do atual calendário, teve perdas de 1,20% a 866,50 iuanes por tonelada, o que representa uma variação diária de 10,50 iuanes.

Para os papéis futuros do vergalhão de aço, a sessão na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai teve rumos distintos, mas com os principais fechando com perdas. O contrato de maior liquidez, com entrega para outubro deste ano, a queda foi de 8 iuanes para um total de 4.017 iuanes por tonelada. O segundo mais negociado, de janeiro de 2020, perdeu 3 iuanes para 3.755 iuanes por tonelada.

A quinta-feira foi positiva para os contratos futuros do petróleo nas principais praças de negociação. Em Nova York, o barril do tipo WTI soma 0,43%, ou US$ 0,26, a US$ 60,69. Já em Londres, o Brent ganha 0,33%.

Mercado Corporativo

O governo deve arrecadar cerca de 18 bilhões de reais com o processo de capitalização da Eletrobras (ELET3), que irá desestatizar a companhia, ao diluir a participação estatal na empresa a uma posição minoritária, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista à GloboNews na noite de quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os recursos serão obtidos por meio da emissão de novas ações da companhia, que poderá movimentar entre 30 bilhões de reais e 36 bilhões de reais no total, segundo o ministro, com parte dos valores sendo destinados a pagar um bônus de outorga à União em troca da renovação em condições mais favoráveis de concessões da companhia.

Na entrevista à GloboNews, Albuquerque afirmou que o modelo de capitalização da estatal deverá ser levado ao presidente Jair Bolsonaro para uma decisão final em até duas semanas.

A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu parcialmente liminar nesta quarta-feira determinando que a Vale (VALE3) apresente ao juízo, em audiência, sua estrutura de compliance ambiental, indenizatória e reparadora para que possa adquirir a mineradora Ferrous, segundo documento com a decisão da juíza Diana Wanderlei, substituta da 5ª Vara Federal de Brasília.

A decisão ocorreu em resposta a uma ação popular com pedido liminar, que pedia a suspensão da aquisição da Ferrous Resouces pela Vale até que a gigante mineradora comprovasse reparações e indenizações referentes a rompimentos de barragens envolvendo a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A juíza disse que ao menos neste momento não há qualquer suspensão da operação, mas que o pedido será analisado caso a Vale não apresente seus argumentos ou os apresente de forma precária.

Os grupos lácteos Lactalis e o Grupo Lala SAB de CV chegaram a um acordo para acabar com litígios na América Latina, permitindo à Lactalis concluir a compra da brasileira Itambé, disse nesta quarta-feira o presidente da Lactalis para a América Latina, Patrick Sauvageot.

Em entrevista à Reuters, a Sauvageot disse que a Lactalis e a Lala encerraram o litígio no Brasil em relação à aquisição da Itambé e no México em relação ao uso de certas marcas.

A Lactalis concluiu nesta quarta-feira a compra da Itambé e agora processará 2,3 bilhões de litros de leite por ano. Ela espera que sua receita no país suba a 8 bilhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe econômica trabalha para reunir num site as medidas já adotadas pelo governo e as que estão por vir após a Câmara dos Deputados aprovar a reforma da Previdência, num esforço para dar publicidade ao que vem sendo feito em meio às críticas de que o governo estacionou nas regras da aposentadoria e pouco fez para impulsionar a combalida atividade econômica.

As medidas serão organizadas sobre três pilares: equilíbrio fiscal; produtividade e competividade; e melhoria do serviço para o cidadão.

Na segunda-feira à noite, integrantes do alto escalão da equipe econômica, incluindo o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se encontraram informalmente e debateram o horizonte pós-Previdência diante da avaliação que a reforma deve ser aprovada na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar.

A companhia aérea Gol (GOLL4) informou ter comprado nesta quarta-feira em leilão algumas licenças de pouso e decolagem (slots) detidas pela rival Avianca Brasil, que está em recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado ao mercado, a Gol afirmou ter pago 77,31 milhões de dólares por essas licenças, nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP), bem como certificados de operador aéreo.

A Gol acrescentou que a efetivação da compra depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

A venda de ativos estatais deve elevar o volume de fusões e aquisições e operações no mercado de capitais no segundo semestre, dizem banqueiros e investidores, depois de um início de ano mais lento do que o esperado.

Decisões judiciais que atrasaram vendas de ativos pela Petrobras (PETR4) e a lentidão na discussão da reforma da Previdência afetaram o volume de fusões e aquisições, que caiu 19% no primeiro semestre, para 20,8 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações da Via Varejo (VVAR3) já acumulam valorização de mais de 50% em 2019, sendo que apenas nos primeiros dias de julho a alta supera 30%, com investidores ‘pagando na frente’ uma esperada transformação na empresa com a recente mudança no controle e o potencial efeito positivo no consumo a ser gerado pela queda nos juros.

A eleição de Michael Klein para a presidência do conselho de administração da Via Varejo e a indicação de Roberto Fulcherberguer para a presidência-executiva, no final de junho, coincidem com o impulso recente das ações, após a família Klein recuperar o controle dona das bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia, do GPA (PCAR4).

O Itaú Unibanco (ITUB4), maior banco privado brasileiro, nomeou André Gailey como o novo presidente-executivo de seu banco no Paraguai, substituindo Viviana Varas, de acordo com comunicado divulgado na quarta-feira.

Gailey trabalha no Itaú Unibanco há 20 anos e mais recentemente ocupava o cargo de diretor de banco comercial do Itaú BBA, unidade atacadista do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo presidente se reportará a Cesar Blaquier, diretor-presidente do Itaú Argentina e chefe das operações do Itaú na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Agenda de Autoridades

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro começa o dia participa de café da manhã com a Bancada da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, recebendo em seguida Bento Albuquerque, Ministro de Estado de Minas e Energia; e Deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE/MG).

Ainda pela manhã, tem reunião com Marcos Montes, Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em exercício e com a Deputada Caroline De Toni (PSL/SC) e com o e Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS).

Bolsonaro tem ainda reuniões com Luiz Antônio Nabhan Garcia, Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Marcelo Augusto Xavier; com Osmar Terra, Ministro de Estado da Cidadania; e com Karina Kufa, Advogada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dia termina com a solenidade de Posse do Diretor-Geral da ABIN, Alexandre Ramagem.

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem como único compromisso oficial nesta quinta-feira a participação no Integra – Programa de Integração, Governança e Estratégia.

Com Reuters.

Compartilhar

investing@moneytimes.com.br
Leia mais sobre: