Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa futuro avança após governo reforçar compromisso com Guedes e teto de gastos

18/08/2020 - 9:42
Ibovespa
Por volta de 09:30, o contrato do Ibovespa que vence em 14 de outubro tinha elevação de 1,53%, a 101.325 pontos (Imagem: REUTERS/Rahel Patrasso)

O Ibovespa futuro com vencimento mais curto avançava nesta terça-feira, tendo de pano de fundo novos acenos do governo buscando acalmar investidores e reiterando a permanência do ministro da Economia, Paulo Guedes, bem como compromisso com as contas públicas.

Por volta de 09:30, o contrato do Ibovespa que vence em 14 de outubro tinha elevação de 1,53%, a 101.325 pontos.

Na noite de segunda-feira, Guedes afirmou que a confiança entre ele e o presidente Jair Bolsonaro é recíproca, embora tenha admitido que seu posto é difícil. Ele também afirmou que ninguém estava querendo furar teto.

Em paralelo, o presidente Jair Bolsonaro disse à CNN que a saída do ministro “nunca foi cogitada”. Bolsonaro também citou que ele e o ministro estão alinhados na decisão de que há “possibilidade zero de furar o teto de gastos”.

As declarações do Guedes e Bolsonaro foram feitas no final de um dia em que ruídos sobre eventual saída do ministro fizeram o Ibovespa fechar abaixo de 100 mil pontos. As especulações têm ganhado força após debandada da Economia e aumento de pressões por mais gastos públicos.

A sinalização de Guedes ‘compra tempo’ no mercado, principalmente dada a resiliência de bolsas no exterior, mas o comportamento na segunda-feira sugere que talvez seja necessária uma ação mais concreta de curto prazo que acalme preocupações principalmente sobre o cenário fiscal do país.

No exterior, os futuros acionários norte-americanos trabalhavam em território positivo, com a Home Depot corroborando um viés otimista a uma série de balanços empresariais de grandes varejistas.

Entre as commodities, os futuros do minério de ferro saltaram nesta terça-feira, com ganhos tanto na bolsa chinesa de Dalian quanto em Cingapura, em meio a expectativas de que o uso de aço na China deve seguir firme nos próximos meses, compensando uma demanda fraca no exterior.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 18/08/2020 - 9:42

Cotações Crypto
Pela Web