Mercados

Ibovespa abre em alta, com valorização das commodities

03 mar 2022, 10:09 - atualizado em 03 mar 2022, 10:14
B3, Ibovespa
Na China, o índice de Hang Seng encerrou o dia em alta de 0,6%. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa abriu esta quinta-feira (3) em alta de 0,17%, aos 115,3 mil pontos, com o mercado brasileiro acompanhando tendência internacional de valorização de divisas de países exportadores de commodities.

O petróleo operava acima dos US$ 115, após a decisão da Opep+ de manter o plano atual para o aumento de produção da commodity. Os mercados acionários globais, no entanto, operavam no negativo, com os futuros de S&P 500 caindo 0,02%, enquanto o Stoxx 600 recua 0,48%.

Nesta quarta (2), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que apoiará uma alta de 0,25% na taxa de juros americana já no próximo encontro do Comitê de Política Monetária. Ele não descartou a possibilidade de altas mais agressivas, caso a inflação persista.

Na China, o índice de Hang Seng encerrou o dia em alta de 0,6%, com notícias de que o país considera flexibilizar sua política zero-Covid, que tem impactado negativamente a economia.

Petróleo na agenda política

No Brasil, a escalada do preço internacional do petróleo fez com que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reincluísse na pauta do plenário da Casa, da próxima semana, os projetos que trazem mecanismos para amenizar o alta do custo dos combustíveis para os consumidores.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, comentou ontem que a estatal analisa a pressão de alta da cotação do barril do petróleo, mas por enquanto não há nenhuma decisão tomada quanto a ajustes nos preços dos derivados.

A Abicom, associação brasileira dos importadores de combustíveis, apontou que os valores médios de diesel e gasolina da Petrobras atingiram defasagem de preço de 25%, o maior patamar em 10 anos.

Agenda

Na agenda do dia, destaque para balança comercial de fevereiro – que, segundo o BB Investimentos, deve apresentar um superávit de US$ 3,50 bilhões (mediana das expectativas), com o aumento das exportações da agropecuária e a alta dos preços das commodities sustentando o saldo positivo previsto para o mês.

O IPC-S de fevereiro subiu 0,28%, arrefecendo em relação a 3ª quadrissemana do mês (0,33%). O Tesouro ainda fará leilão de LTN e NTN-F.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.