Mercados

Ibovespa abre em alta, com valorização das commodities

03 mar 2022, 10:09 - atualizado em 03 mar 2022, 10:14
B3, Ibovespa
Na China, o índice de Hang Seng encerrou o dia em alta de 0,6%. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa abriu esta quinta-feira (3) em alta de 0,17%, aos 115,3 mil pontos, com o mercado brasileiro acompanhando tendência internacional de valorização de divisas de países exportadores de commodities.

O petróleo operava acima dos US$ 115, após a decisão da Opep+ de manter o plano atual para o aumento de produção da commodity. Os mercados acionários globais, no entanto, operavam no negativo, com os futuros de S&P 500 caindo 0,02%, enquanto o Stoxx 600 recua 0,48%.

Nesta quarta (2), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que apoiará uma alta de 0,25% na taxa de juros americana já no próximo encontro do Comitê de Política Monetária. Ele não descartou a possibilidade de altas mais agressivas, caso a inflação persista.

Na China, o índice de Hang Seng encerrou o dia em alta de 0,6%, com notícias de que o país considera flexibilizar sua política zero-Covid, que tem impactado negativamente a economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petróleo na agenda política

No Brasil, a escalada do preço internacional do petróleo fez com que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reincluísse na pauta do plenário da Casa, da próxima semana, os projetos que trazem mecanismos para amenizar o alta do custo dos combustíveis para os consumidores.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, comentou ontem que a estatal analisa a pressão de alta da cotação do barril do petróleo, mas por enquanto não há nenhuma decisão tomada quanto a ajustes nos preços dos derivados.

A Abicom, associação brasileira dos importadores de combustíveis, apontou que os valores médios de diesel e gasolina da Petrobras atingiram defasagem de preço de 25%, o maior patamar em 10 anos.

Agenda

Na agenda do dia, destaque para balança comercial de fevereiro – que, segundo o BB Investimentos, deve apresentar um superávit de US$ 3,50 bilhões (mediana das expectativas), com o aumento das exportações da agropecuária e a alta dos preços das commodities sustentando o saldo positivo previsto para o mês.

O IPC-S de fevereiro subiu 0,28%, arrefecendo em relação a 3ª quadrissemana do mês (0,33%). O Tesouro ainda fará leilão de LTN e NTN-F.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.