Mercados

Ibovespa (IBOV) sobe na abertura, com mercado digerindo Fomc e Copom

17 mar 2022, 10:09 - atualizado em 17 mar 2022, 10:09
Ibovespa
Ibovespa tem dia positivo após decisão do Fed e no aguardo pelo Copom (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) subia 0,16% na abertura desta quinta-feira (17), aos 111,2 mil pontos, no primeiro pregão após o comitê de política monetária do banco central americano (Fomc) aumentar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual. No Brasil, a autoridade monetária aumentou a Selic em 1 ponto.

Há pouco, o Banco Central do Brasil revelou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve contração de 0,99% em janeiro na comparação com dezembro de 2021.

O resultado foi bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,25% na mediana das projeções.

Para o BB Investimentos, o Ibovespa deve continuar sensível ao exterior, com os investidores monitorando o andamento da guerra na Ucrânia e avaliando os impactos do conflito na escalada da inflação global, sem perder de vista os sinais recentes emitidos pelo Fed.

Por volta das 9h50, os futuros do S&P recuavam 0,37% e o índice europeu Stoxx 600 caía 0,17%. Na China, o índice de Hang Seng encerrou o pregão em alta de 7,0%, reverberando a postura de maior suporte aos ativos financeiros adotada pelo governo.

O petróleo tipo Brent recupera-se pela manhã, com avanço de 5%, acima de US$ 100 por barril, após relatório da Agência Internacional de Energia afirmar que o choque de oferta catalisado pelas sanções a Rússia deverá afetar a economia global e impulsionar ainda mais os preços de energia.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.