Mercados

Ibovespa atinge ‘última defesa’ e pode entrar em tendência de baixa; veja abertura desta segunda

18 abr 2022, 10:14 - atualizado em 18 abr 2022, 10:14
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
No front interno, diz o BB, a pressão por reajustes dos servidores públicos e suas implicações na esfera fiscal seguem no centro do debate. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) caía 0,12% na abertura das negociações desta segunda-feira (18), aos 116,0 mil pontos, seguindo a tendência negativa do exterior.

Na semana passada, após forte movimento de retração, o principal índice da bolsa atingiu a região de suporte aos 115,9 mil pontos, definido pela Ágora Investimentos como “última defesa para a formação de alta no curto prazo”.

Para os analistas gráficos da corretora, caso o Ibovespa perca este patamar nos próximos dias, a sinalização seria de que a “Onda 5” já pode ter sido concluída aos 121,5 mil pontos.

Neste caso, diz, o índice estaria pronto para entrar em tendência de baixa, com próximos objetivos apontando para 113,6 mil pontos e 109,4 mil pontos, segundo análise gráfica assinada por Maurício A. Camargo e equipe.

Ibovespa hoje: O que dizem os fundamentalistas

Na volta do feriado prolongado, os ativos locais devem seguir sensíveis ao exterior, com os investidores monitorando o conflito na Ucrânia, a temporada de balanços nos EUA, os sinais dos BCs globais e indicadores mistos na China, segundo o BB Investimentos.

No front interno, diz, a pressão por reajustes dos servidores públicos e suas implicações na esfera fiscal seguem no centro do debate.

“Com a aparente redução de fluxo externo e complexidade da cena externa, esperamos uma sessão com viés de cautela, com o Ibovespa devendo operar sem fôlego na esteira dos futuros americanos”, afirma.

Para o BB, o dólar deve subir, mas o movimento pode ser atenuado pelas apostas de política monetária mais dura, o que incrementa o diferencial de juros atrativos e favorece o carry trade.

Agenda econômica

Dados importantes a serem divulgados nesta semana, de acordo com a Ágora:

  • Brasil: O Banco Central não informou se hoje haverá a divulgação do Boletim Focus e nem do IBC-Br, notas do setor externo e crédito ao longo da semana.
  • EUA: O Livro Bege é o destaque na agenda americana e será conhecido na quarta-feira. Na sexta-feira será a vez do PMI. Na safra de balanços, hoje saem os números do Bank Of America. Na quarta-feira será a vez da Jonhson & Jonhson, Tesla, IBM e Netflix. Na quinta-feira saem os números da American Airlines, entre outros.
  • Europa: Na quinta-feira sai o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro e, na sexta-feira, saem os PMIs da zona do euro e Alemanha.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar