Ibovespa abre em alta e vai na contramão das principais Bolsas do mundo

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (21), contrariando a tendência das principais bolsas de valores do mundo, que operam em baixa hoje. Às 10h04, o índice subia 0,15% e marcava 113.045 pontos. Três minutos depois, a trajetória acelerou, com alta de 0,27% e 113.188 pontos.
Os investidores devem dividir sua atenção entre uma agenda carregada para os próximos dias. No Brasil, o Senado negocia uma solução para conter a alta dos combustíveis, e não há saída fácil. De um lado, se acatar a sugestão de mudar a política de preços da Petrobras (PETR3; PETR4), atingirá em cheio dois dos principais papéis do Ibovespa.
De outro, se optar por reduzir impostos, pode descontentar os governadores, que se opõem a alterações na cobrança do ICMS, ou o Ministério da Economia, que é contrário à isenção de impostos federais, devido ao seu potencial impacto nas já frágeis contas públicas.
No exterior, o principal tema desta semana é o encontro entre os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, previsto para quinta-feira (24). A reunião é a última esperança de se encontrar uma saída diplomática para a crise da Ucrânia, ameaçada de invasão pelos russos.
 
							![[Conteúdos gratuitos] Assista ao Giro do Mercado e outros programas exclusivos em nosso Youtube](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/banner-html-28.png) 
						 
                 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    