Ibovespa

Ibovespa (IBOV) recua na volta do feriado com exterior conturbado e liquidez reduzida

08 set 2023, 10:07 - atualizado em 08 set 2023, 10:12

Ibovespa abre o pregão pós-feriado do Dia da Independência em queda (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) opera em queda na abertura desta sexta-feira (8), depois de um dia sem pregão devido ao feriado nacional do Dia da Independência. Hoje, por volta de 10h, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,04%, aos 115.940 pontos.

Em meio ao cenário exterior conturbado e liquidez reduzida típica das emendas de feriado, tudo sugere que os investidores locais terão poucas razões para elevarem suas parcelas de risco, afirmam os analistas da Ágora Investimentos.

A agenda mais fraca e ausência de atividade no lado político também indicam a falta de maiores direcionadores para os negócios.

No exterior, o mercado acompanha as persistentes preocupações com a desaceleração da economia chinesa. A maioria dos mercados acionários internacionais exibia sinais negativos nesta manhã.

As ações na China fecharam o dia em queda e os principais índices futuros de Nova York operam sem forças. Às 09h30, Dow JonesS&P e Nasdaq recuavam 0,02%, 0,02% e 0,09%, respectivamente.

Além disso, as tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos emergem novamente às vésperas da Cúpula do G20, que acontece neste fim de semana na Índia.

Os analistas da Ágora afirmam que o destaque de hoje, contudo, é o gás natural, cujos contratos saltam quase 10% na Europa. Os trabalhadores em duas plantas da Chevron na Austrália iniciaram uma greve, que pode reprimir a oferta da commodity.