Ibovespa (IBOV): Em dia sem Wall Street, índice fecha em alta com apoio de Vale (VALE3)
O Ibovespa (IBOV) engatou uma forte alta nesta segunda-feira (5), mesmo sem o suporte dos índices americanos.
Com as Bolsas em Nova York fechadas por conta do feriado do Dia do Trabalho, o principal índice da B3 (B3SA3) encerrou com valorização de 1,21%, a 112.203,35 pontos.
As ações de commodities ajudaram a manter o Ibovespa no azul, com PRIO (PRIO3) disparando mais de 6% em dia de avanço do petróleo nos mercados internacionais, em meio a crise de energia na Europa e ajuste de produção pela Opep+.
A Vale (VALE3) subiu 3,07%, na esteira da valorização do minério de ferro, que registrou a maior alta em mais de cinco semanas com sinais de que o início da temporada de construção na China melhorou a demanda por aço.
Ainda assim, investidores continuam avaliando o impacto das recentes medidas de confinamento em Chengdu e outras cidades.
No Brasil, a semana começa com uma nova composição do Ibovespa. Foram incluídas as ações de Arezzo (ARZZ3), Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3) e excluídos os papéis de JHSF (JHSF3).
Além disso, o novo Boletim Focus mostrou que a previsão de economistas para a Selic em 2023 subiu 11,25% ao ano, ante 11% na semana passada.
Para 2022, a previsão da taxa básica de juros foi mantida em alta em 13,75%. No que se refere a 2024 e 2025, a previsão para foi mantida em 8% e 7,50%, respectivamente.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne neste mês para decidir os próximos passos do aperto monetário. A expectativa é de encerramento do ciclo de altas, embora uma alta residual de 0,25 ponto percentual não tenha sido descartada.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!