Mercados

Ibovespa (IBOV): O combo que levantou o índice para os 120 mil pontos nesta sexta (10)

10 nov 2023, 18:13 - atualizado em 10 nov 2023, 18:33
ibovespa-ibov
Ibovespa tem impulso com exterior e dados de inflação no Brasil (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) voltou para a zona dos 120 mil pontos nesta sexta-feira (10), impulsionado pelo otimismo que dominou em Wall Street e por dados de inflação melhores que o esperado no Brasil.

Referência para a Bolsa brasileira, o índice avançou 1,29% na sessão, a 120.568,14 pontos, melhor patamar desde o início de agosto. No acumulado da semana, fechou em alta de 2,03%.

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para uma alta de 0,24% em outubro, abaixo das expectativas do mercado.

No acumulado em 12 meses, o indicador avança 4,82%.

Na avaliação do UBS BB, que esperava uma alta de 0,26%, destaca que o maior risco para o IPCA continuam sendo os preços dos combustíveis. O banco estima que o governo ainda tem espaço para reduzir os preços localmente. Se essa mudança for realizada dentro das próximas semanas, pode ter impacto para baixo ainda nos números de novembro e dezembro.

Rafael Rondinelli, do Banco Modal, diz que os dados do IPCA divulgados hoje reforçam a expectativa de continuidade da queda da Selic no ritmo de 0,50 ponto percentual.

“Por um lado, análise qualitativa não aponta para desaceleração no ritmo de redução da taxa de juros. Por outro, o cenário externo e preocupações fiscais afastam possibilidade de acelerar o ritmo”, comenta o especialista.

Ações domésticas impulsionam Ibovespa

Com a repercussão dos dados positivos do IPCA, as ações com maior exposição ao mercado doméstico lideraram as altas do dia, com destaque para MRV (MRVE3), que disparou 6,30%.

Os papéis do Grupo Soma (SOMA3) avançaram 6,62%, enquanto Azul (AZUL4) teve valorização de 4,78%.

A Dexco (DXCO3) registrou ganhos de 5,88%. Na semana, como repercussão aos resultados, a companhia chegou a cair mais de 12% somente em um pregão.

Nesta sexta, do lado das quedas, destaque para Locaweb (LWSA3), que recuou 5,30%, mesmo após reverter o prejuízo e lucrar no terceiro trimestre.

A Petrobras (PETR4), que apresentou tombo de mais de 40% no lucro líquido do período e anunciou dividendos de R$ 17,5 bilhões, recuou 0,46%. Enquanto isso, a Vale (VALE3) teve valorização de 1,53%.

E o Bradesco (BBDC4), que teve lucro de R$ 4,62 bilhões, fechou o dia em queda de 1,44%.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar