Mercados

O jogo virou? Ibovespa (IBOV) engata novo pregão de forte alta; PETR3 e PETR4 disparam

23 ago 2023, 17:20 - atualizado em 23 ago 2023, 17:39
Ações, carteira recomendada
Ibovespa avança forte mais uma vez com ajuda de Petrobras (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) engatou um novo pregão de forte alta nesta quarta-feira (23), amparado por um exterior positivo e com a arrancada das ações da Petrobras (PETR3;PETR4). O índice de referência da Bolsa brasileira avançou 1,70%, a 118.134,59 pontos.

O mercado local repercutiu a aprovação da nova regra fiscal na Câmara dos Deputados. A Casa aprovou ontem à noite o texto principal do novo arcabouço fiscal, que descarta a mudança inserida pelo Senado que alterava o período do cálculo da inflação.

No entanto, foi mantida a alteração que exclui do conjunto das despesas o Fundeb e o Fundo Constitucional do Distrito Federal do Distrito Federal.

Aprovado por 379 votos a 64, o texto pode ser alterado por emendas a serem votadas separadamente.

Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital, afirma que a exclusão da mudança que afetaria o cálculo da inflação é vista como positiva. A reação nos mercados levou a uma queda na curva de juros e no dólar.

Do exterior, a queda nos rendimentos dos Treasuries longos dos Estados Unidos contribuiu para o forte desempenho do Ibovespa hoje.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto norte-americano registrou desaceleração, passando de 52 em julho para 50,4 em agosto, maior queda desde novembro de 2022. O resultado ficou ligeiramente acima do nível 50, que separa expansão de contração.

O PMI Industrial caiu de 49 pontos em julho, para 47 em agosto. Já o PMI de Serviços foi para 51 em agosto.

Enquanto isso, o Índice de Vendas de Casas Novas do país acelerou em 4,4% no mês passado, o que, na taxa ajustada sazonalmente, foi um aumento de 714 mil residências. O preço médio em julho foi de US$ 436.700, uma queda de 8,7% em relação ao ano anterior no valor das casas novas.

Investidores aguardam o Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole, evento organizado pelo Federal Reserve de Kansas City que reúne os presidentes dos principais bancos centrais do mundo, além de economistas, políticos e empresários.

Na Zona do Euro, o PMI Composto desacelerou de 48,6 pontos em julho para 47 em agosto. Dessa forma, o índice ficou abaixo da marca de 50 pontos e atingiu seu nível mais baixo desde novembro de 2020.

Altas e baixas

As ações da Petrobras dispararam 5,70% (ordinária) e 5,33% (preferencial), na contramão da queda do petróleo nos mercados internacionais. A alta acontece após BTG Pactual e Bank of America (BofA) elevarem a recomendação dos papéis para compra.

A Vale (VALE3) subiu 0,74% em sessão positiva para o minério de ferro, com o mercado monitorando os estímulos do governo chinês.

A Eletrobras (ELET3) saltou 7,31%. A elétrica começou estudos para incorporação de sua subsidiária Furnas, buscando simplificar estrutura societária e governança.

Na ponta negativa, as ações do GPA (PCAR3) derraparam 19,39% em movimento de ajustes com a cisão de parte da participação do grupo colombiano Éxito via redução de capital. O novo ticker EXCO32 fechou com valorização de 24,67%.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.