Mercados

Ibovespa cai 0,49%, mesmo com alta de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)

15 abr 2024, 17:26 - atualizado em 15 abr 2024, 17:30
ibov
Ibovespa fecha em baixa de 0,49% nesta segunda (15) (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

O Ibovespa começou a semana no vermelho, com queda de 0,49% nesta segunda (15), apesar das altas de Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3). 

O índice fechou em baixa de 0,49%, a 125.333,89 pontos, seguindo a linha negativa de Wall Street.

  • Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente. 

O setor de alimentação disparou neste pregão, com as ações de BRF (BRFS3) saltando 10,15%% após Goldman Sachs e JP Morgan elevarem a recomendação para a ação. Surfando na mesma onda, Marfrig (MRFG3), que tem mais de 50% de participação na BRF, subiu 4,82%. Além dessas, a JBS (JBSS3) também fecha em alta com 4,21%

Na ponta negativa, CVC (CVCB3) despencou 9,38%, junto com Magazine Luiza (MGLU3) e Vamos (VAMO3), que caíram 7,83% e 6,42%, respectivamente.

As ações da Petrobras se destacaram entre as petrolíferas, fechando com altas de 0,95% para ações preferenciais e 1,46% para as ordinárias. Contudo, as outras companhias não tiveram o mesmo desempenho positivo. A PetroRecôncavo (RECV3), 3R Petroleum (RRRP3) e Prio (PRIO3) fecharam em queda de respectivamente 1,95%, 1,06% e 1,49%.

Por fim, as ações da Azul (AZUL4) ainda não se recuperaram do tombo da semana passada, fechando com baixa de 4,21%. Atualmente, a companhia acumula uma baixa de 19,62% desde a última segunda-feira (8).

Tensão no Oriente Médio faz barulho, mas não assusta bolsas

O final de semana foi marcado pela tensão no Oriente Médio: o Irã lançou um ataque com mais de 300 drones e mísseis contra Israel. As informações do exército israelense são que 99% do ataque foi interceptado.

Mas, apesar do susto, o mercado não se abalou. A preocupação era de como a escalada da tensão impactaria o mercado de petróleo, já que uma guerra no Oriente Médio atinge os maiores produtores da commodity.

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, destaca que os mercados mostram-se relativamente estáveis após os eventos no Oriente Médio.

“Essa calma pode parecer estranha, mas é típico dos mercados não ponderarem completamente os riscos extremos. O Irã declarou que considera o caso encerrado, e o presidente dos EUA, Joe Biden, apelou à moderação”, explica.

Além disso, ele aponta que a semana segue carregada de outros eventos relevantes, com a temporada de resultados nos EUA, aproximação do halving do Bitcoin em 20 de abril e novos dados do mercado de trabalho americano.

*Com Lorena Matos

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.