Mercados

Ibovespa (IBOV) é atingido por Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4); Cogna (COGN3) despenca

02 fev 2024, 18:12 - atualizado em 02 fev 2024, 18:29
ibovespa-ibov-acoes-mercados
Ibovespa cai e se afasta de tendência positiva em Wall Street (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) caiu nesta sexta-feira (2), na contramão dos índices acionários em Wall Street. Referência para a bolsa brasileira, o índice encerrou o pregão em queda de 1,01%, a 127.182,25 pontos.

No acumulado da semana, o Ibovespa fechou em baixa de 1,38%.

O dia foi de alta de mais de 1% para o dólar ante o real, a R$ 4,9661 na venda. Ao mesmo tempo, as taxas dos DIs fecharam em forte alta, seguindo o movimento dos rendimentos dos Treasuries, após divulgação de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Segundo informações divulgadas pelo Departamento do Trabalho dos EUA, foram abertas 353.000 vagas de trabalho no país em janeiro, bem acima da abertura prevista de 180.000 pelos analistas, segundo a Reuters.

Ainda, os dados de dezembro foram revisados para cima, mostrando 333.000 postos adicionados, em vez de 216.000 no levantamento anterior.

Segundo Daniely Holanda, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital, o mercado reforça a possibilidade de manutenção dos juros pelo banco central americano, trazendo a incerteza também para a curva de juros no Brasil.

No comunicado da última reunião do Federal Reserve (Fed), foi levantado que o comitê não considera apropriado reduzir os juros “até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%”.

Ainda, não parece que o comitê ganhará confiança suficiente para começar a cortar os juros em março.

Os comentários jogaram um balde de água fria nas expectativas mais otimistas dos mercados, que consideravam início de flexibilização logo no próximo mês.

Segundo análise técnica do Itaú BBA, o Ibovespa precisa superar os 129.400/558 pontos para engatar recuperação mais consistente. Passando disso, o índice pode atingir os 132.000 e a máxima de dezembro, em 134.400 pontos.

Do lado da baixa, a região dos 126.400 pontos continua como sinal de alerta para o investidor.

COGN3 despenca e VALE3 volta a cair

As ações da Cogna (COGN3) foram destaque negativo na sessão, após o BTG Pactual cortar a recomendação para venda. O papel da companhia despencou quase 7% hoje.

Na ponta positiva, a Azul (AZUL4) subiu 3,62%. O BTG elevou a recomendação dos papéis para “compra”, bem como o preço-alvo a R$ 33.

Gerdau (GGBR4) também avançou  em meio à nova recomendação pelo Goldman Sachs.

A Vale (VALE3) enfrentou forte queda de 2,03%, em dia de baixa do minério de ferro. Além disso, os investidores monitoram a reunião extraordinária do conselho de administração que definirá o nome do novo CEO.

Petrobras (PETR4) recuou nesta sexta, colocando peso adicional sobre o Ibovespa.

*Com informações da Reuters.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.