Mercados

Tombo de mais de 10% da Petrobras (PETR3) arrasta Ibovespa para baixo

08 mar 2024, 18:31 - atualizado em 08 mar 2024, 18:45
Petrobras (PETR3) pesa fechamento de Ibovespa, após cair mais de 10% (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Nesta sexta-feira (8), o Ibovespa fechou em baixa. O tombo das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) empurrou o índice para seu menor patamar desde 14 fevereiro deste ano. Com isso, a bolsa brasileira encerrou em linha com a queda em Wall Street.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice fechou em baixa de 0,99%, a 127.070,79 pontos, segundo dados preliminares.

As ações da Petrobras lideraram as quedas do Ibovespa no pregão de hoje. Os papéis ordinários e preferenciais da companhia derreteram 10,37% e 9,14%, respectivamente.

Analistas do mercado já previam uma reação negativa dos investidores com os papéis hoje, após a notícia de que a petroleira não pagaria os dividendos extraordinários (mesmo com a companhia tendo apresentado resultados positivos no 4T23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A repercussão toda veio com a escolha da empresa de propor R$ 14,2 bilhões aos dividendos, deixando outros R$ 43,9 bilhões na reserva – valor este que poderia ser utilizado ao pagamento de dividendos, juros sobre capital próprio, recompras de ações, absorção de prejuízos e incorporação ao capital social.

E hoje, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou o payroll, com a criação de 275 mil novas vagas de trabalho em fevereiro deste ano. Contudo, a taxa de desemprego também aumentou (0,2% em relação ao mês anterior), sendo uma boa notícia para o Federal Reserve. O banco central dos EUA ainda está a definir quando ocorrerão os cortes nas taxas de juros.

Por fim, a maior alta do fechamento foi da Dexco (DXCO3) em 6,77%. Seguindo atrás, vêm as petroleiras 3R Petroleum (RRRP3) com 4,28% e PRIO (PRIO3) com 3,11%, contrariando a queda da Petrobras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.