Mercados

Ibovespa (IBOV) recua à espera de dados nos EUA; 5 coisas para saber antes de investir hoje (18)

18 nov 2025, 10:13 - atualizado em 18 nov 2025, 10:14
ibovespa-ibov-acoes-fechamento
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Na expectativa pela divulgação de dados atrasados nos Estados Unidos, o Ibovespa (IBOV) opera em tom negativo e estende as perdas da véspera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta de 10h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira tinha alta de 0,73%, aos 155.843,18 pontos. 



O dólar à vista opera em alta ante o real, e destoa do desempenho da moeda no exterior. No mesmo horário, a moeda norte-americana subia a R$ 5,3388 (+0,15%).

Day Trade: 

5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta terça-feira (18)

1 – Taxação das bets e fintechs

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado cancelou a sessão em que os senadores iriam votar o projeto de lei que aumenta a taxação sobre apostas esportivas (bets) de 12% para 24% e eleva a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de fintechs e bancos nesta terça-feira (18).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já havia a expectativa de adiamento da sessão, já que o relator da proposta, Eduardo Braga (MDB-AM), ainda deve apresentar um nova versão do parecer.

Segundo o presidente da CAE, Renan Calheiros (MBD-AL), a proposta será votada na próxima semana.

2 – Banco Master

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master nesta terça-feira (28).

O principal acionista do banco, Daniel Vorcaro, também foi preso pela Polícia Federal (PF) quando tentava embarcar para o exterior, segundo fontes à Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta manhã (18), o presidente do banco estatal de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, também foi afastado do cargo por 60 dias por decisão judicial no âmbito de operação da PF, de acordo com nota divulgada pelo banco.

Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro no Master, também foi preso pela PF.

Todas essas movimentações acontecem ainda no dia em que a PF deflagrou a operação Compliance Zero para investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3- Haddad fala sobre Master

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (18) ter certeza de que o processo envolvendo o Banco Master dentro do Banco Central é robusto e por isso a autoridade monetária decidiu pela liquidação extrajudicial da instituição financeira.

Em fala a jornalistas ao chegar ao ministério nesta manhã, Haddad disse que a Fazenda está à disposição do BC.

“Banco central é órgão regulador do sistema financeiro e tenho certeza de que, para ter chegado a esse ponto, o processo deve estar muito robusto”, disse Haddad aos jornalistas. “No que diz respeito à Fazenda, estamos à disposição do Banco Central”, acrescentou.

4- Taxação de IOF sobre criptoativos

Segundo a Reuters, o governo brasileiro estuda a tributação de criptoativos para fechar brecha que permite o uso desses ativos para contornar transações tradicionais que são sujeitas ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo uma autoridade do governo, o Ministério da Fazenda se debruça sobre o tema após regulação do Banco Central neste mês ter definido expressamente que determinadas transferências e pagamentos transfronteiriços com ativos virtuais, incluindo stablecoins, serão classificados formalmente como operações cambiais.

Na regra vigente, contribuintes e corretoras são obrigados a declarar à Receita operações com criptoativos, com incidência de Imposto de Renda sobre ganho de capital para rendimentos superiores a R$35 mil mensais. No entanto, não há cobrança de IOF.

5 – Expectativa de corte nos juros nos EUA

A política monetária também segue no centro das atenções dos investidores, com o mercado mudando as expectativas e começando a precificar uma manutenção dos juros em meio a recentes declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA). A ata da última decisão do BC será divulgada na próxima quarta-feira (19).

Ontem (17), o vice-presidente do Federal Reserve, Philip Jefferson, disse que o BC norte-americano precisa “proceder lentamente” com quaisquer outros cortes nas taxas de juros, à medida que flexibiliza a política monetária em direção a um nível que provavelmente deixaria de pressionar a inflação para baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta manhã (18),  a ferramenta FedWatch, do CME Group, apontava 53,4% de chance de o Fed manter os juros inalterados. Ontem (17), a probabilidade era de 57,6%. A expectativa de corte de 0,25 ponto percentual subiu de 42,4% para 46,6% (hoje).

Os impactos do shutdown também ficam no radar, com o fim da paralisação da máquina pública após 43 dias e a retomada da divulgação dos dados econômicos dos Estados Unidos. O primeiro deles será o relatório de empregos (payroll) de outubro, com divulgação prevista para a próxima quinta-feira (20).

*Com informações de Agência Brasil e Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar