Ibovespa (IBOV) recua e volta aos 163 mil pontos de olho nas tensões geopolíticas; 5 coisas para saber antes de investir hoje (20)
O Ibovespa (IBOV) fica à mercê do exterior, movimentado pela escalada das tensões geopolíticas.
Por volta de 10h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira operava com queda de 0,52%, aos 163.995,09 pontos.
O dólar à vista opera em alta ante o real e destoa do desempenho da moeda no exterior. No mesmo horário, a moeda norte-americana subia a R$ 5,3901 (+0,51%).
Radar do Mercado:
5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta terça-feira (20)
1 – Nova ofensiva de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 200% aos vinhos e champanhes franceses, em um aparente esforço para convencer o presidente francês Emmanuel Macron a aderir à sua iniciativa do “Conselho de Paz”, que visa resolver conflitos globais.
A iniciativa de Trump, que começaria tratando de Gaza e depois se expandiria para lidar com outros conflitos, levanta questões sobre o papel das Nações Unidas e uma fonte próxima a Macron disse que o presidente francês pretendia recusar o convite para participar.
Quando perguntado sobre a posição de Macron, Trump disse: “Ele disse isso? Bem, ninguém o quer porque ele sairá do cargo muito em breve.”
“Vou impor uma tarifa de 200% sobre seus vinhos e champanhes, e ele vai aderir, mas não precisa aderir”, disse Trump.
2 – Disputa pela Groenlândia
Nesta terça-feira (20), Trump também afirmou que não haverá retrocesso em seu objetivo de controlar a Groenlândia, recusando-se a descartar a possibilidade de tomar a ilha do Ártico à força e atacando aliados enquanto os líderes europeus se esforçam para reagir.
“Como expressei a todos, de forma muito clara, a Groenlândia é imperativa para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás – nisso, todos concordam!”, disse Trump após falar com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Para transmitir a mensagem, Trump postou uma imagem de si mesmo na Groenlândia, segurando uma bandeira dos EUA. Outra imagem o mostrava falando com líderes ao lado de um mapa que mostrava o Canadá e a Groenlândia como parte dos Estados Unidos.
3 – Nova Europa?
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta terça-feira (19) que a série de choques geopolíticos recentes forçará a União Europeia a construir uma nova Europa independente.
“Só poderemos capitalizar essa oportunidade se reconhecermos que essa mudança é permanente”, enfatizou ela em um discurso proferido em Davos.
4 – Presidente do Fed
Em entrevista a CNBC nesta terça-feira, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump pode chegar a um decisão sobre o próximo presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) já na próxima semana.
“Estamos agora com quatro candidatos” e Trump já conversou com todos eles, disse Bessent. Jerome Powell, atual chair do Fed, encerra o mandato em maio.
5 – Acordo UE-Índia
A União Europeia está prestes a fechar um acordo de livre comércio com a Índia, embora ainda haja trabalho a ser feito para que o acordo seja concluído, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos.
“Ainda há trabalho a ser feito. Mas estamos à beira de um acordo comercial histórico. Alguns o chamam de ‘a mãe de todos os acordos’. Um acordo que criaria um mercado de 2 bilhões de pessoas, responsável por quase um quarto do PIB global”, disse ela em uma seção de seu discurso sobre os esforços da UE para diversificar seu comércio.
Espera-se que Von der Leyen visite a Índia no início da próxima semana.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor
*Com informações de Reuters