Mercados

Ibovespa (IBOV) avança com IPCA-15 abaixo do esperado e renova recorde aos 181 mil pontos; 5 coisas para saber antes de investir hoje (27)

27 jan 2026, 10:14 - atualizado em 27 jan 2026, 10:15
ibovespa-ibov-acoes-fechamento
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Na expectativa pela ‘Super Quarta, dia de decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa (IBOV) retoma o tom positivo, alcançando os 181 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta de 10h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira operava com alta de 1,42%, aos 181.257,85 pontos. Nenhuma ação cai. O recorde intradia anterior foi registrado na última sexta-feira (23), aos 180.532,28 pontos.



O dólar à vista opera em queda ante o real e acompanha o desempenho da moeda no exterior. No mesmo horário, a moeda norte-americana caía a R$ 5,2556 (-0,46%).

Day Trade: 

Radar do Mercado: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta terça-feira (27)

1 – Prévia da inflação

A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) avançou 0,20% em janeiro, segundo dado divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (27), e fechou o período de 12 meses com alta acumulada de 4,50%.

A estimativa era de que o índice avançaria 0,23% neste mês, de acordo com a mediana das projeções. No acumulado de um ano, a previsão era de que fecharia em 4,52%.

O resultado de janeiro foi a segunda menor taxa de inflação para o mês desde a implementação do Plano Real, acima apenas dos 0,11% registrados em janeiro de 2025.

O número desacelerou em relação à variação de +0,25% registrada em dezembro, permanecendo dentro do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (BC), que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para cima ou para baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Vale interrompe operações em MG

Vale (VALE3) informou na noite de segunda-feira (26) que a prefeitura de Congonhas (MG) determinou a suspensão dos alvarás de funcionamento ligados às operações das unidades de Fábrica e Viga, após novos episódios de extravasamento de água na região. A administração municipal também exigiu a adoção de medidas emergenciais de controle, monitoramento e mitigação ambiental.

Segundo a mineradora, as operações nas duas unidades foram suspensas e a companhia vai se manifestar “tempestivamente” sobre as ações demandadas, afirmando que colabora com as autoridades e presta os esclarecimentos necessários.

3 – Lula e Trump

Em conversa telefônica nesta segunda-feira (26) com o presidente norte-americano, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou uma visita a Washington, em data a ser fixada em breve, após sua viagem à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro, informou o Palácio do Planalto.

No telefonema, que durou 50 minutos, ambos os líderes discutiram diversos assuntos, incluindo a situação na Venezuela, a proposta de Trump de um Conselho da Paz e o combate ao crime organizado, de acordo com nota do governo brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4 – Tarifas de Trump

Ontem (26), o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que estava aumentando as tarifas sobre as importações vindas da Coreia do Sul para os EUA relacionadas a automóveis, madeira e produtos farmacêuticos para 25%, enquanto acusava o Legislativo do aliado de “não estar cumprindo” seu acordo comercial com Washington.

“O Legislativo da Coreia do Sul não está cumprindo seu acordo com os Estados Unidos”, escreveu Trump nas mídias sociais.

“Como o Legislativo coreano não promulgou nosso Acordo Comercial Histórico, o que é prerrogativa deles, estou aumentando as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira serrada, produtos farmacêuticos e todas as outras tarifas recíprocas, de 15% para 25%.”

5 – Acordo UE-Índia

A Índia e a União Europeia concluíram um acordo comercial histórico, anunciou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta terça-feira (27), enquanto os dois lados buscam se proteger contra as relações instáveis com os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de quase duas décadas de negociações intermitentes, o acordo abrirá o caminho para que a Índia abra seu vasto e protegido mercado para o livre comércio com a UE de 27 países, seu maior parceiro comercial.

“Ontem, um grande acordo foi assinado entre a União Europeia e a Índia”, disse Modi.

As pessoas em todo o mundo estão chamando esse acordo de “a mãe de todos os acordos”. Esse acordo trará grandes oportunidades para os 1,4 bilhão de pessoas da Índia e para milhões de pessoas na Europa”, disse ele.

*Com informações de Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar