Mercados

Ibovespa (IBOV) flerta com os 120 mil pontos, em dia de IPCA e petróleo subindo mais de 2%; 5 coisas para saber ao investir hoje (10)

10 jan 2025, 10:12 - atualizado em 10 jan 2025, 10:12
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, Estados Unidos, EUA, Petróleo, payroll, IPCA
Ibovespa abre em alta nesta sexta-feira, 10 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta sexta-feira (10) em alta. O principal índice da bolsa brasileira subia 0,18%, aos 119.990,76 pontos, por volta de 10h05 (horário de Brasília).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O dólar à vista tinha leve baixa frente ao real nas primeiras negociações desta sexta, a caminho de registrar a segunda semana consecutiva de perdas, enquanto os investidores avaliavam dados de inflação no Brasil e se posicionavam para a divulgação de números de emprego nos Estados Unidos.

No último pregão, o Ibovespa (IBOV) operou lateralmente, em dia de baixa liquidez no mercado e com Wall Street fechada. O principal índice da bolsa brasileira fechou em 0,13%, a 119.780,52 pontos.

Day Trade:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Radar do Mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta sexta (10)

1 – IPCA sobe 0,52% em dezembro, fecha 2024 a 4,83% e estoura a meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,52% em dezembro — apontando para uma aceleração em relação à alta de 0,39% apurada em novembro.

O indicador veio levemente abaixo das projeções do mercado, que apontavam para um avanço de 0,53%, segundo o Broadcast.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10), o IPCA fechou 2024 em 4,83% e estourou a meta perseguida pelo Banco Central. A expectativa era de um avanço acumulado de 4,84%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Petróleo sobe mais de 2% com temores sofre o fornecimento da commodity

Os preços do petróleo avançam nesta sexta-feira (10), impulsionados por preocupações relacionadas à redução da oferta da commodity, em meio à expectativa de novas sanções dos Estados Unidos contra o Irã e a Rússia.

Por volta das 8h, o petróleo tipo Brent, referência internacional, registrava alta de 2,55%, sendo negociado a US$ 78,88 por barril na Intercontinental Exchange (ICE). Já o WTI, referência nos Estados Unidos, subia 2,58%, cotado a US$ 75,83 por barril na New York Mercantile Exchange (NYMEX).

“Hoje o petróleo abre um pouquinho em alta lá fora. Sazonalmente o petróleo, às vezes, sobe nesse período por conta de medo de oferta, inverno, etc, mas está tudo em ordem no Oriente Médio”, aponta Fernando Bresciani, analista de investimentos do banco Andbank.

3 – E o payroll?

Nos Estados Unidos, o relatório de emprego desta sexta se destaca como o principal indicador internacional da semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, destaca que a expectativa é de que os dados mostrem a criação de 150 mil vagas em dezembro, representando uma esperada acomodação após o robusto aumento de 227 mil postos em novembro — o que havia compensado os efeitos negativos dos furacões e greves que impactaram os números de outubro.

“Caso os números de criação de empregos e o crescimento salarial superem as projeções, isso pode gerar uma maior pressão sobre os juros americanos, fortalecendo o dólar globalmente. Por outro lado, dados mais fracos sobre o mercado de trabalho podem aliviar a curva de juros e reduzir a pressão sobre o câmbio em escala global”, finaliza.

Spiess ainda aponta que a taxa de desemprego deve permanecer estável em 4,2%, enquanto o salário médio por hora, termômetro para a inflação, deve registrar alta de 0,3% na base mensal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4 – Fusão Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4)? Conversas com a Abra ‘seguem evoluindo’, diz aérea

Azul (AZUL4) afirmou que está mantendo conversas independentes com a Abra, holding controladora da Gol (GOLL4), as quais seguem evoluindo. No entanto, em esclarecimento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira (10), a companhia reitera que, até o momento, não foi formalizado qualquer acordo sobre operação de parceria ou combinação de negócios com a Gol.

O comunicado ocorre após notícia do Valor Econômico informar que Azul e Gol devem assinar um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) nas próximas semanas para discutir as condições de uma possível combinação de negócios

5 – Petrobras (PETR4) tem decisão favorável em processo de arbitragem

Petrobras (PETR4) informou ao mercado na quinta-feira (9) que foi proferida sentença final favorável em uma das arbitragens que tramitam na Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM), da B3. Assim como as demais em curso, a arbitragem em questão é confidencial.

A estatal esclarece que esta arbitragem foi iniciada por diversos investidores estrangeiros que adquiriram ações da Petrobras na B3, alegando perdas financeiras que teriam sido causadas por falhas informacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de Reuters

Compartilhar

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.