Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) dispara com prévia da inflação e ações de varejo em destaque; veja os indicadores desta quinta (25)

25 maio 2023, 11:46 - atualizado em 25 maio 2023, 11:49
Indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai para a prévia da inflação aqui no Brasil e a segunda leitura do PIB nos Estados Unidos. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Hoje saíram os dados da prévia da inflação no Brasil. O IPCA-15 de maio registrou alta de 0,51%, abaixo das projeções do mercado, e animou os economistas que estão revisando as expectativas para o indicador cheio. Nos Estados Unidos, o PIB aumentou a uma taxa anualizada de 1,3% no primeiro trimestre.

Já o índice Nasdaq liderava os ganhos em Wall Street nesta quinta-feira, com as ações da Nvidia subindo após uma previsão positiva. Isso também impulsiona outras empresas relacionadas à Inteligência Artificial, enquanto os investidores aguardam as negociações do teto da dívida dos Estados Unidos. 

Por volta das 11h40, o Ibovespa (IBOV) subia 1,12%. Já em Wall Street, Nasdaq subia 1,20%, S&P 500 subia 0,50% e Dow Jones desacelerava a 0,26%.

Entre as ações, os destaques positivos são da Via (VIIA3) +7,31%; Petz (PETZ3): +2,93%; Lojas Renner (LREN3): +3,59%; Soma (SOMA3): +5,19; e Magazine Luiza (MGLU3): 4,41%. Veja por que as ações de varejo estão no positivo.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (24)

Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação, subiu 0,51% em maio, desacelerando-se em relação à alta de 0,57% apurada em abril. O resultado veio abaixo da mediana projetada pelo mercado, de 0,61%.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula alta de 3,12% nos primeiros cinco meses do ano. Com isso, o indicador acumulada alta em 12 meses de +4,07%, de +4,16% no mês anterior. O resultado também ficou abaixo da mediana projetada, de +4,07%.

A inflação permanece dentro do teto da meta do Banco Central para 2023, de 4,75%, pelo segundo mês consecutivo.

Já a confiança do consumidor subiu 1,4 ponto em maio, para 88,2 pontos. Trata-se do seu maior patamar em sete meses, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Estados Unidos
No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano aumentou a uma taxa anualizada de 1,3%, de acordo com a segunda prévia divulgada pelo Departamento de Comércio. A projeção era de avanço de 1,6% na base anual.

Além disso, os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiram em 4 mil, totalizando 229 mil. Os dados da semana anterior foram revisados para baixo, apontando para 17 mil solicitações recebidas a menos do que o relatado anteriormente.

Europa
Na Alemanha, o PIB caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores. Com isso, o país entra em recessão técnica, uma vez que o quatro trimestre foi marcado por um declínio de 0,5%. Já na comparação anual, o PIB caiu 0,5%.

*Com Reuters e BDM

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.