Mercados

Ibovespa (IBOV): Por que a Bolsa dispara 2% hoje

19 dez 2022, 16:18 - atualizado em 19 dez 2022, 16:18
ações carteira recomendada fim ciclo alta selic economia
Expectativa é de que a PEC da Transição seja votada na Câmara na terça-feira. Montagem: Julia Shikota

O Ibovespa (IBOV) chegou a subir 2% nesta segunda-feira (19), embora ainda rondasse os 104 mil pontos. Ações de varejistas lideravam os ganhos, com Via (VIIA3) escalando expressivos 17%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 16h00, o principal índice da Bolsa brasileira subia 1,88%, aos 104,7 mil pontos, no primeiro pregão depois que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar que retira do teto de gastos o pagamento de um benefício social de R$ 600 no ano que vem.

A decisão veio em meio a negociações no Congresso para a aprovação da PEC da Transição, que inclui a retirada de recursos da regra do teto de gastos para, entre outras destinações, permitir a manutenção do benefício de R$ 600 do Auxílio Brasil. 

Para o sócio e assessor de investimentos da Quaestor, Fábio Galdino, a PEC não aprovada no Congresso seria “o melhor dos mundos”. “De repente, você teria uma solução de consenso”, afirma.

Galdino destaca também como fator positivo para o Ibovespa a influência externa, com um humor que “melhorou um pouco” nas principais praças acionárias, afirma que os números correntes da economia podem ser bons e destaca que muitos papéis estão “amassados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho que a gente chegou em um ponto em que o PT soltou muito balão de ensaio”, diz o assessor de investimentos. “Agora, [o futuro governo] vai ter que negociar mais”.

A expectativa é de que a PEC da Transição seja votada na Câmara na terça-feira. Enquanto isso, o plenário do STF formou nesta manhã maioria contrária ao chamado “orçamento secreto”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.