Mercados

Paz com Brasil? Ibovespa (IBOV) renova máxima histórica após aceno de Trump

23 set 2025, 13:05 - atualizado em 23 set 2025, 13:05
Ibovespa recorde intraday day trade hoje 14 dezembro 2023 marca histórica renova investimentos renda variável tendência alta análise gráfica técnica grafistas 138 mil pontos IBOV fed bce
Ibovespa renova máxima histórica intradia no pregão desta terça-feira (23) (Imagem: Pixabay/ Wikilmages)

O Ibovespa (IBOV) renovou máxima histórica intradia. No pregão desta terça-feira (23), o principal índice da bolsa brasileira acelerou 1,22% e atingiu os 146.886,44 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No radar do mercado, está o possível encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na próxima semana.

Durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Trump declarou que teve uma interação amistosa com o líder brasileiro e criou expectativas sobre um encontro entre eles, em meio às rusgas na relação dos países.

“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, eu o vi, ele me viu, e nós nos abraçamos”, disse Trump, afirmando que vai tentar se reunir com Lula na próxima semana.

“Ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com quem eu gosto.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IBOV renovou máxima pouco depois. Por volta de 12h55 (horário de Brasília) o avanço era de 1,14%, aos 146.770,71 pontos.



Nesta manhã, houve ainda a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que mesmo mantendo o tom duro, não desanimou o índice.

O Comitê reforçou que deve manter a taxa básica de juros (Selic) em “patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”. A ideia, segundo os diretores, é assegurar a convergência da inflação à meta de 3%.

Como impulso positivo para o Ibovespa, há ainda o avanço das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), em linha com a alta de mais de 2% do petróleo tipo Brent, por volta de 12h50.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo horário, PETR4 subia 1,54% e PETR3 1,91%. A petrolífera tem grande peso no índice.

Trump x Lula

Apesar de descrever um bom encontro entre os líderes, Trump afirmou que o “Brasil tinha tarifas injustas contra os EUA”, que agora estão devolvendo isso com bastante força para defender a soberania e os direitos dos cidadãos americanos.

“Eu sinto muito por fazer com que o Brasil não fique bem. E eles vão continuar assim. Só podem se dar bem quando estiverem trabalhando conosco. Sem a nossa ajuda eles vão fracassar como outros fracassaram”, afirmou.

Mais cedo, o presidente Lula abriu as declarações dos líderes mundiais e afirmou que a soberania brasileira é inegociável, além de criticar medidas unilaterais impostas ao país e ataques ao Poder Judiciário brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua fala, Lula destacou que, pela primeira vez em 525 anos da história do Brasil, um ex-chefe de Estado foi condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito.

Vale pontuar que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de insatisfação por Donald Trump.

*Com informações da Reuters e Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.