Mercados

Ibovespa (IBOV) sobe com fluxo estrangeiro na contramão de Wall Street

22 fev 2022, 19:21 - atualizado em 22 fev 2022, 19:21
Ibovespa, Mercados, Ações
O volume financeiro da sessão foi de 29,7 bilhões de reais (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O principal índice da bolsa brasileira avançou nesta terça-feira, após três sessões de queda e na contramão das bolsas de Nova York, à medida que a manutenção da entrada de fluxo estrangeiro nos ativos locais ajudou a compensar temores pela escalada de tensões na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa subiu 1,04%, a 112.891,80 pontos. O volume financeiro da sessão foi de 29,7 bilhões de reais.

O índice teve influência positiva de alguns setores incluindo mineração e siderurgia, alimentação, saúde e locação de veículos.

Na outra ponta, as petrolíferas foram o grande destaque negativo, apesar dos ganhos do petróleo.

Agentes de mercado viram a continuação da entrada de fluxo de capital estrangeiro à bolsa, diante de preços vistos como descontados, especialmente após queda nos últimos pregões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, há influência da temporada dos balanços.

A alta do Ibovespa (IBOV) continua sendo acompanhada pelo ingresso do capital estrangeiro e “em setores diversos neste momento, até reduzindo exposição inicial apenas em commodities e bancos”, disse Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos.

Bancos e empresas exportadoras de commodities de grande porte costumam atrair o investidor estrangeiro principalmente devido à liquidez dos papéis.

“O índice mostra uma dispersão muito grande (nesta sessão), alguns ativos performando muito bem, e poucos caindo”, disse Luciano França, sócio-fundador da Avantgarde Asset Management.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As bolsas em Nova York recuaram, voltando após feriado na segunda-feira. A crise na Ucrânia segue como principal foco dos mercados globais e o assunto desta terça-feira foi a imposição de sanções por Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido à Rússia, após reconhecimento pelos russos de áreas rebeldes na Ucrânia na véspera.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esperar que a diplomacia ainda esteja à mesa. O índice S&P 500 caiu 1%.

Na cena doméstica, que segue como pano de fundo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pode liberar recursos do FGTS para estimular economia, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Congresso não fará votações que tragam instabilidade econômica.

A confiança do consumidor, medida pela FGV, atingiu máxima em seis meses em fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Assaí (ASAI3) disparou 5,1%, após lucro líquido de 527 milhões de reais no quarto trimestre, crescimento de 76,3% sobre um ano antes. Em teleconferência, o presidente da empresa, Belmiro Gomes, afirmou que as vendas do início do ano mostram sinais de melhora.

Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) ganharam 6,1%, após a rival no mercado de locação de veículos Movida divulgar resultados do quarto trimestre.

Movida (MOVI3), que não está no Ibovespa, avançou 8,9%.

Petrobras (PETR4) caiu 0,3% e (PETR3) recuou 1,6%, mesmo após alta do preço do petróleo.

O Brent chegou a bater 99,5 dólares, com escalada de tensões na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De pano de fundo, novas falas de Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera intenções de voto à presidência, sobre política de preços de combustíveis.

Petrorio (PRIO3) perdeu 2,9% e 3R Petroleum (RRRP3) desvalorizou-se 2,5%.

Inter (BIDI11) cedeu 9,6% após queda de 67,1% no lucro líquido contábil do quarto trimestre ante mesmo período do ano anterior, diante de pressão nas despesas.

Americanas (AMER3) estendeu queda da véspera e caiu 5,4%, à medida que seus sites de comércio eletrônico mantinham-se fora do ar, após a empresa identificar riscos de “acesso não autorizado” nos seus sistemas no fim de semana. Analistas da XP estimam impactos de 250 milhões de reais até esta terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale (VALE3) subiu 1,7% e siderúrgicas avançaram, ainda que o preço do minério de ferro caído na Ásia.

Fleury (FLRY3) subiu 8,2%, Grupo Soma (SOMA3) disparou 7,3% e Cogna (COGN3) teve alta de 7,1%.

As ações estiveram entre os principais destaques positivos.

Alpargatas (ALPA4) ganhou 4,8%, em dia de definição de preço em oferta de ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar