Ibovespa ignora Wall Street e passa a subir
O Ibovespa virou e passou a subir 0,15%, a 113.719,05 pontos, na sessão desta quarta-feira (17), mesmo com as bolsas americanas derretendo à espera da ata do Fomc.
Em Wall Street:
- Nasdaq derretia 1,55%;
- S&P 500 caia 0,94%;
Parte dos analistas acredita que o documento indicará um banco central com forte disposição para o combate à inflação, em uma postura hawkish que elevaria as apostas de que o Fed tende a repetir a alta nos juros de 75 pontos na próxima reunião de política monetária.
Outros avaliam que o documento pode indicar que, após quatro elevações este ano que passaram a taxa básica da faixa de 0,00% a 0,25% para a faixa de 2,25% a 2,50%, o BC poderia desacelerar seu ritmo de aperto, subindo a taxa em 50 pontos na reunião de setembro, numa postura mais dovish.
Para Ágora Investimentos, o Ibovespa pode ser influenciado pelo tom de cautela, ao menos durante as primeiras horas de negociação, especialmente se considerarmos que índice subiu em 10 dos 12 pregões de agosto.
“Ainda assim, a deflação do IGP-10 em agosto, em função dos preços das commodities e dos combustíveis, indica que o movimento de rotação entre os setores pode continuar acontecendo no curto prazo”, diz.
Nos EUA, os dados do varejo americano indicaram uma estabilidade no mês de julho, puxada pelo menor custo dos combustíveis. O desempenho veio abaixo do projetado pelo mercado, de alta de 0,1%.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!