Mercados

Ibovespa supera os 166 mil pontos pela primeira vez, em novo recorde nominal intradia

15 jan 2026, 15:39 - atualizado em 15 jan 2026, 16:44
Ibovespa hoje maior nível desde julho 2021 projeção recorde 131 mil pontos maior nível história ações bolsa
O Ibovespa renova o recorde intradia e atinge a marca inédita dos 166 mil pontos com cenáro eleitorial e pesos-pesados (Imagem: Pixabay/ 12019)

O Ibovespa (IBOV) mantém o ritmo de forte valorização iniciado na véspera, com avanço de quase 1 mil pontos na sessão desta quinta-feira (15).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta de 15h10 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira alcançou os 164.550,77 pontos, com avanço de 1,73%, em nova máxima histórica. O último recorde intradia foi registrado ontem, quando o índice atingiu os 165.146,49 pontos durante a sessão.

Com o avanço, o índice caminha para uma nova máxima nominal histórica de fechamento. Ontem, o Ibovespa terminou as negociações aos 165.145,98 pontos, o primeiro recorde do ano. Em 2026, o IBOV já acumula valorização de quase 3%.

No cenário doméstico, o mercado reage aos dados econômicos. As vendas no varejo subiram mais do que o esperado em novembro, com apoio da Black Friday.

As eleições para a Presidência, em outubro, também movimentam e dão fôlego ao Ibovespa. Hoje, o governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que aceitará o “desafio” se for escolhido do seu partido, o PSD, como candidato ao Palácio do Planalto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi dada a jornalistas durante uma agenda oficial no Palácio Iguaçu, nessa quarta-feira (14), ao lado do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).

“Eu penso que, mais do que nomes, é projeto, quem vai ter a capacidade de liderar um novo projeto para o Brasil. Se o meu nome for esse nome escolhido internamente, eu fico muito honrado e, obviamente, vou aceitar o desafio, mas isso é uma coisa que tem que ser construída internamente”, afirmou.

A última pesquisa de intenção de votos da Genial/Quaest, divulgada ontem, mostrou uma redução da vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silvacandidato à reeleição, contra os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD). 

Há também o fator externo: o alívio nas tensões entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) repercute positivamente sobre os índices de Wall Street, que operam em alta,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobe e desce do Ibovespa

O Ibovespa renova as máximas históricas com apoio dos ‘pesos-pesados’.

Os bancos avançam em bloco, enquanto os investidores acompanham os desdobramentos do Caso Master. Nesta quinta-feira, o Banco Central liquidou a corretora de investimentos Reag Trust Distribuidora de Títulos de Valores Mobiliários, rebatizada de CBSF.

Na véspera, uma operação da Polícia Federal sobre fraudes no Banco Master teve entre os alvos o sócio-fundador do grupo Reag, João Carlos Mansur.

“A percepção é de que a liquidação da Reag não gera risco sistêmico ao sistema financeiro. No momento, o caso é tratado como um evento isolado e uma reação negativa só ocorreria caso as investigações avançassem para instituições de maior relevância ou trouxessem algum risco de contágio financeiro, o que parece limitado até agora”, afirmou Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda entre os ‘pesos-pesados’, Vale (VALE3) opera nas máximas históricas, com a ação cotada próxima a R$ 80, com entrada de fluxo estrangeiro.

Petrobras (PETR4) realiza parte dos ganhos da véspera e tem leve queda na esteira do petróleo Brent. O contrato mais negociado do Brent, para fevereiro, tem queda de cerca de 4% em meio a escalada das tensões geopolíticas, com destaque para o Irã e a disputa pelo território da Groenlândia.

Os bancos, Vale e Petrobras juntos corresponde a 50% da carteira teórica do Ibovespa. 

A ponta positiva do Ibovespa é liderada por Magazine Luiza (MGLU3), impulsionado pelos dados do setor varejista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o economista do Goldman Sachs, Alberto Ramos, o varejo deve continuar a se beneficiar de “transferências fiscais federais para famílias de baixa renda com alta propensão a consumir, da expansão da renda real disponível do trabalho e de fontes não laborais, do novo programa de crédito consignado, e do aumento previsto do limite de isenção do imposto de renda pessoa física”.

Já a ponta negativa é encabeçada por  Smart Fit (SMFT3), pressionada pela expectativa de margens menores neste ano. 

E o dólar? 

dólar opera em alta ante as moedas globais, como euro e libra, no nível dos 99 pontos, com os investidores monitorando as tensões geopolíticas.

Por volta de 15h30 (horário de Brasília), o indicador DXY, que compara o dólar a uma cesta de seis divisas fortes, subia 0,17%, aos 99,302 pontos.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, os Estados Unidos impuseram sanções a cinco autoridades iranianas acusadas de estarem por trás da repressão aos protestos e disseram que estavam rastreando os fundos dos líderes iranianos que estavam sendo transferidos para bancos internacionais, conforme o presidente Donald Trump mantém a pressão sobre Teerã.

Em um comunicado, o Departamento do Tesouro dos EUA informou que impôs sanções ao secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, bem como ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica e aos comandantes das forças policiais, acusando-os de serem os arquitetos da repressão.

Já a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que as negociações com a Groenlândia continuarão a cada dois ou três semanas. Trump tem requisitado o território, que pertence à Dinamarca.

Ela ainda disse que Trump deve tomar uma decisão sobre o indicado à presidência do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) em breve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação com o real, o dólar destoa e opera em queda. No mesmo horário, a divisa norte-americana operava a R$ 5,3586 (-0,79%).



 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar