Ibovespa opera entre ganhos e perdas com Federal Reserve no radar

O Ibovespa opera entre ganhos e perdas à espera do Simpósio de Jackson Hole, evento que em que os economistas dos principais bancos centrais discutem o futuro das políticas monetárias.
Por volta das 12h42, o índice tinha alta de 0,08%, a 113.001,19 pontos.
Em Wall Street:
- S&P 500 sobe 0,50%;
- Nasdaq tem alta de 0,68%;
O simpósio de Jackson Hole colocará em destaque o papel dos Bancos Centrais face à crise inflacionária e a desaceleração econômica.
Segundo o especialista David Kohl, do grupo Julius Baer, “é esperado que os banqueiros tragam uma abordagem pragmática para a normalização das políticas monetárias, ressaltando a defesa de um aperto monetário embasado em dados”.
Wall Street também repercute positivamente a divulgação dos pedidos de auxílio-desemprego semanais. Conforme divulgou o Departamento de Trabalho dos EUA, a semana que terminou no dia 20 de agosto apontou uma queda de 243 000 nos pedidos de auxílio, o menor número em um mês.
O indicador mostra um mercado de trabalho ainda aquecido, apesar da desaceleração da economia americana.
Sem muitas surpresas, a prévia do produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 0,6% a ritmo anualizado no segundo trimestre.
O resultado ficou acima das projeções do mercado de queda de 0,5% e já aponta para uma recessão técnica no país.
Os dados revisados vieram melhor que os divulgados em julho, quando a queda para o período era de 0,9%. No primeiro trimestre, o PIB americano caiu 1,6%.
Aqui, os analista da Ágora Investimentos recordam que a reoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 109 produtos, elevando o número de itens reonerados para 170, embora possa ser lida como uma medida de desestímulo ao consumo, traz algum alívio à arrecadação federal e pode dar sequência ao movimento de ajustes (negativos) ao longo de toda a curva futura de juros.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!