Ibovespa: Os motivos por trás da arrancada do índice nesta segunda-feira

O Ibovespa, que começou o dia em queda, virou para alta e agora salta. Por volta das 12h32, o índice tinha elevação de 0,73%, a 108.859 pontos, animado pela bateria de resultados divulgados na manhã desta segunda.
Em Wall Street:
- Nasdaq tinha alta de 0,88%;
- S&P 500 subia 0,70%;
Por aqui, o que animou os investidores foram os resultados do BTG Pactual (BPAC11), que registrou lucro líquido de R$ 1,744 bilhão no quarto trimestre de 2022, o que representa um aumento de 6% frente a 2021 e uma queda de 20,3% se comparado ao terceiro trimestre.
Os analistas aprovaram o balanço, ressaltando que o banco conseguiu navegar bem pelo “efeito Americanas (AMER3).
Já na agenda de eventos da semana, destaque para reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), na próxima quinta-feira.
Participarão os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Segundo o consultor Thomas Traumann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conseguiu chegar a um acordo com Lula de adiar o debate sobre as metas e não apresentar uma proposta já na primeira reunião do conselho.
“Haddad convenceu Lula a adiar o debate sobre metas para depois do anúncio da nova âncora fiscal, em abril. Os papeis apresentadores pelo ministro indicavam que mesmo uma mudança de meta para 2023 não implicariam em um corte da Selic”, destaca em sua newsletter Modal Político.
Isso traz certo alívio para o mercado, já que a mudança era vista como um sinal negativo para o cenário fiscal do país, estressando a curva de juros e o dólar.
Lula tem criticado a política monetária de Campo Neto, principalmente em relação ao nível da Selic em 13,75% ao ano.
O mercado também está atento à participação do presidente do BC no programa Roda Viva, que será exibido hoje a partir das 22h.
“Achamos que a ‘temperatura’ sobre BC e política monetária continua elevada e hoje existe um fato que pode trazer incerteza aos mercados: entrevista de Campos Neto no Roda Viva”, afirmou a Tullett Prebon Brasil em relatório a clientes obtido pela Reuters.
Do lado macro, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.302, deve passar por aumento ainda este ano.
Ibovespa: o que esperar?
De acordo com a equipe de análise do Itaú BBA, o Ibovespa segue indefinido no curto prazo, mas próximo da região de suporte em 106.700 pontos.
“Importante destacar que se o índice perder este patamar entrará em tendência de baixa e encontrará próximos suportes em 103.800 e 101.600 pontos”, diz.
Do lado da alta, o Índice Bovespa precisará mostrar força novamente e superar os 110.200 pontos para retomar o movimento de recuperação em direção às resistências em 111.500, 113.700 e 114.900 pontos, coloca o BBA.