Ibovespa: Os riscos que trazem mau humor ao índice nesta segunda

O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (22) repercutindo o risco do teto do endividamento nos Estados Unidos, que pode provocar calote e caos nos mercados financeiros com a disparada das taxas de juros. Por volta das 13h, o índice exibia queda de 0,12%. Em Wall Street:
- Nasdaq sobe 0,40%;
- Tem alta de 0,11%;
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder republicano na Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, se reunirão para conversar nesta segunda-feira, depois que suas discussões quase fracassaram na sexta-feira.
As novas negociações acontecem menos de duas semanas antes de um prazo após o qual o Departamento Tesouro alertou que o governo federal terá dificuldades para pagar suas dívidas.
No final de semana, ambos trocaram acusações em público e Biden reforçou que os republicanos abandonem “posições extremas” na negociação.
Para a Ágora Investimentos, esses sinais mistos vindos do exterior não devem ajudar os mercados locais, direcionando as expectativas locais para a votação do mérito do arcabouço fiscal no plenário da Câmara amanhã ou na quarta-feira.
“Ainda assim, a expectativa ainda é de um acordo de última hora, mesmo com o prazo próximo do limite”, destaca Rafael Passos, da Ajax Asset.
Aqui no Brasil, investidores observam o andamento do arcabouço fiscal.
O relator Cláudio Cajado continuará conversando com as bancadas e recebendo sugestões de alterações ao arcabouço, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) espera a aprovação do arcabouço fiscal nesta semana, abrindo espaço para as negociações ainda em curso sobre alguns pontos da Reforma Tributária, que pode ser pautada ainda neste primeiro semestre, antes do recesso parlamentar, destaca a Ágora.
Com informações da Reuters