Mercados

Payroll, Prio (PRIO3) e mais: 5 coisas para saber antes de investir no Ibovespa nesta sexta (5)

05 jan 2024, 10:08 - atualizado em 05 jan 2024, 10:08
ibovespa
Dados do payroll são o destaque dos mercados, com humor externo podendo impactar o Ibovespa nesta sexta.(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta sexta-feira (5) com leve queda de 0,10%, a 131.089 pontos, por volta das 10h04. Na véspera, o IBOV foi arrastado pelo exterior negativo, de volta aos 131.000 pontos, sentindo a queda das ações blue chips, como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

dólar tinha pouca alteração frente ao real nos primeiros negócios desta sexta, com operadores trabalhando em modo de espera antes da divulgação de um importante relatório de emprego dos Estados Unidos.

Day Trade:

Radar do Mercado:

5 assuntos que vão mexer com o Ibovespa nesta sexta (5)

Payroll nos Estados Unidos

Hoje serão divulgados os dados do payroll nos Estados Unidos. As projeções são de 170 mil novas vagas criadas em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o payroll siga as suas prévias e venha acima das expectativas, o Fed pode endurecer o seu discurso e manter a taxa de juros elevada por mais tempo. Isso acabaria de vez com as apostas de um reajuste para baixo a partir de março.

Analistas da Guide Investimentos pontuam que mesmo com as projeções apontando para uma desaceleração, números melhores de emprego do ADP divulgados ontem geraram uma preocupação maior entre investidores, além do fato de que o mercado tem subestimado os resultados do payroll, na média, nos últimos anos.

Prio divulga produção e vendas de petróleo de dezembro

Prio (PRIO3) chegou a uma produção de 100,3 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd) no quarto trimestre de 2023, leve alta em relação ao patamar atingido no terceiro trimestre, mostra a prévia operacional divulgada pela companhia nesta quinta-feira (4).

Só em dezembro, a Prio registrou uma produção de 101,5 mil boepd, de acordo com os números.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O analista Mateus Haag, da Guide, avalia o impacto como marginalmente positivo. Ele destaca que a recuperação da produção e das vendas já era esperada para dezembro.

“Mantemos uma visão positiva para as ações da PRIO em função do crescimento da produção e custos de extração cada vez mais baixos, o que deve melhorar os resultados nos próximos trimestres”, diz.

Lula e Haddad despertam a fúria dos empresários

O plano do ministro Fernando Haddad de editar uma Medida Provisória para tentar driblar a desoneração da folha de pagamento vem gerando atritos entre o governo e setores da economia. Mas a relação parece ter piorado desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a MP.

Apesar de o governo ter jogado o início das regras para  1º de abril de 2024 — e não 1º de janeiro, como estava previsto — oito dos 17 setores foram excluídas do programa de desoneração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação Nacional do Transporte (CNT) expressam a insatisfação com o caminho adotado pela equipe econômica.

BlackRock diminui participação acionária na Randon (RAPT4)

BlackRock anunciou ao mercado nesta sexta-feira (5), que diminui sua participação nas ações preferenciais emitidas pela Randon (RAPT4).

Em 2 de janeiro de 2024, as participações societárias detidas pela gestora passaram a ser, de forma agregada, 10.543.035 ações preferenciais, representando aproximadamente 4,954% do total de ações preferenciais de emissão da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taurus (TASA4) vende 1 milhão de ações

Taurus (TASA4) comunicou nesta sexta-feira (05) que a BÝK Participações vendeu 1 milhão de ações ordinárias da companhia. A quantia equivale a, aproximadamente, 2,15% do total.

A BÝK passou a deter 27.486.544 ativos ordinários da Taurus — representativos de 59,18% do capital social votante — e 4.203.723 ações preferenciais — 5,24% do total.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.