Mercados

Ibovespa tem leve recuo com ajuste de bancos e chegada do Amazon Prime no Brasil

10 set 2019, 17:54 - atualizado em 10 set 2019, 18:13
O Ibovespa fechou em queda de 0,14 por cento, a 103.031,50 pontos (Imagem: David Moir/Bloomberg)

Após acumular alta de 3,5% nas últimas quatro sessões, o Ibovespa voltou a cair nesta terça-feira, pressionado por fraqueza em Wall Street, com ações de bancos se ajustando após seguidas altas e varejistas liderando perdas após a chegada do serviço Amazon Prime ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa fechou em queda de 0,14 por cento, a 103.031,50 pontos. O volume financeiro somou 17,4 bilhões de reais.

Em Wall Street, a queda nas ações de empresas de tecnologia pesou sobre os índices acionários, também afetados por preocupações sobre o crescimento global após dados econômicos chineses apontarem desaceleração da segunda maior economia do mundo. O S&P 500 teve oscilação positiva de 0,03%, Dow Jones avançou 0,3%, mas o Nasdaq recuou 0,04%.

O viés no exterior foi brevemente mitigado após a notícia de que a China deve passar a comprar mais produtos agrícolas dos Estados Unidos na esperança de obter um melhor acordo comercial, publicou o South China Morning Post, citando fonte.

No noticiário corporativo nacional, se destacou a chegada ao Brasil do serviço de assinatura Prime, da Amazon, pressionando os papéis de empresas do varejo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analistas do BTG Pactual avaliaram em nota a clientes que este é mais um movimento de expansão do negócio da Amazon no Brasil e que pode pressionar os papéis da B2W e Magazine Luiza no curto prazo.

Apesar disso, e de reconhecer o movimento e a força global da Amazon, a equipe do BTG ressaltou que varejistas locais vêm investindo em aumento de tráfego e sortimento de produtos em suas plataformas, além de um melhor nível de serviço, “os quais são, em nossa visão, três pilares fundamentais para se ter sucesso no e-commerce brasileiro e que fazem com que estejam mais bem preparados para a consolidação do mercado local”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

B2W (BTOW3) despencou 4,8%, Via Varejo (VVAR3) cedeu 3,7% e Magazine Luiza (MGLU3) perdeu 5,5%, após a Amazon anunciar o lançamento do Prime no Brasil, serviço que inclui frete gratuito para todo o país e prazo de entrega máximo de 48 horas em mais de 90 municípios. Em Nova York, MERCADO LIVRE recuou 4,2%, enquanto os papéis da Amazon caíram 1%.

Itaú Unibanco (ITUB4) recuou 1,9%, também ajustando após forte valorização recente no setor como um todo, com Bradesco (BBDC4) fechando em queda de 2,2%. O Índice Financeiro da bolsa pesou sobre o Ibovespa, com recuo de 1,07%, após acumular alta de 5,84% nas últimas quatro sessões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

JBS (JBSS3) fechou em estabilidade, após dois pregões em queda e fechar em cotação recorde na última quinta-feira, a 30,24 reais. No setor, Marfrig (MRFG3), também não mostrou variação, após forte valorização na véspera e no começo do pregão. BRF (BRFS3) avançou 2,6%.

Kroton (KROT3) e YDUQS subiram 3,3% e 3,4%, entre as maiores altas, tendo de pano de fundo avaliações de que o setor de educação figura entre os mais protegidos da turbulência externa e que tende a se beneficiar da aguardada retomada da economia brasileira enquanto a educação pública segue alvo de cortes de orçamento.

Gerdau (GOAU3) avançou 3,1%, tendo no radar que o fundo norte-americano Capital lnternational lnvestors elevou a participação na siderúrgica para o equivalente a 10,08% das preferenciais da empresa.

Reportagem do Estadão também traz que o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu ação penal contra 4 executivos da Gerdau. A suspensão, em caráter liminar, tem validade até a análise do mérito do pedido. No setor, CSN subiu 3%. Usiminas avançou 0,36%, após saltar cerca de 8% na véspera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petrobras (PETR4; PETR3) valorizaram-se 0,6% e 0,8%, respectivamente, apesar da queda dos preços do petróleo no exterior.

Vale (VALE3) subiu 0,7% em meio a uma nova alta dos preços do minério de ferro na China e após forte ganho da véspera, que fez a cotação fechar na máxima em mais de um mês.

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.