Mercados

Ibovespa em alta com Trump garantindo que acordo com a China está de pé

23 jun 2020, 10:42 - atualizado em 23 jun 2020, 10:43
Mercados - Ibovespa
Esse breve momento de caos lembrou aos mercados que a guerra comercial está longe de terminar (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

A bolsa paulista recuperava o viés positivo nesta terça-feira, embalada pelo cenário externo favorável, em meio a perspectivas benignas sobre as relações comerciais entre Estados Unidos e China e números melhores do que o esperado sobre o setor empresarial na Europa.

Às 10:42 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) subia 1,19%, a 96.472,78 pontos.

Na véspera, o Ibovespa fechou em queda de mais de 1%, reflexo de realização de lucros, após quatro pregões seguidos de alta.

Os futuros acionários em Wall Street avançavam após o presidente norte-americano, Donald Trump, garantir que o acordo comercial com a China está intacto, em declaração no Twitter depois que o assessor econômico da Casa Branca, Peter Navarro, derrubou os mercados ao dizer que o acordo havia acabado.

“Esse breve momento de caos lembrou aos mercados que a guerra comercial está longe de terminar e poderia retornar a qualquer momento”, afirmou o analista Milan Cutkovic, da AxiCorp.


Na visão de Cutkovic, sobre o viés positivo nos mercados, investidores parecem menos preocupados com o aumento de novas infecções por coronavírus em todo o mundo. “Embora o aumento em novos casos seja um pouco preocupante, o risco de um segundo bloqueio é visto como baixo”, afirmou.

Em paralelo, na Europa, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar Composto do IHS Markit se recuperou a 47,5 em junho de 31,9 em maio, aproximando-se da marca de 50 que separa crescimento de contração. Pesquisa da Reuters projetava 42,4.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.